Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/05/22 às 19h11 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Inscrições para o concurso de desenho podem ser feitas até 22/5

Estudantes do ensino médio podem participar da competição

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

O concurso de desenho do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) ainda está com as inscrições abertas até o dia 22 de maio. A iniciativa é uma parceria com a Universidade do Distrito Federal (UnDF), vinculada à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A intenção do projeto é selecionar e premiar desenhos que comporão a identidade visual do livro comemorativo dos 60 anos do CEDF. Podem participar alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. Os interessados devem realizar as inscrições pelo site oficial.

 

Estudantes do ensino médio podem se inscrever até 22 de maio | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Segundo o presidente do Conselho, Mário Sérgio Mafra, o projeto, “Além de ser pensado no contexto do protagonismo estudantil, como homenagem aos 60 anos do Conselho, é também uma contribuição para a cultura de paz nas escolas do Distrito Federal. Esperamos revelar novos talentos e incentivar trajetórias profissionais de sucesso”, destaca o dirigente.

 

Durante a competição, serão selecionados seis desenhos: um deles para integrar a capa do livro e os outros cinco para ilustrar cada capítulo da obra. O desenho vencedor constituirá a identidade visual, que também será utilizada em documentos, mídias, portais e materiais gráficos do Conselho.

 

A avaliação e divulgação final acontece no dia 15 de junho. A Comissão Julgadora, composta por integrantes do Conselho de Educação, da UnDF e por artistas convidados, fará a avaliação da primeira fase. Já a segunda fase será feita por voto popular, que será disponibilizado também no site

 

Inscrição

 

Para a inscrição, é necessário preencher o formulário presente no anexo I do edital, e submetê-lo com o desenho. Para os menores de idade, é necessário apresentar autorização dos pais ou responsável. Após o preenchimento, o candidato receberá um e-mail automático com a confirmação da inscrição.

 

Os documentos deverão ser digitalizados em um dos seguintes formatos: PNG, JPEG ou PDF. Cada arquivo não poderá ser maior que 10 MB. Ambos devem ser nomeados com o nome do aluno, como: “Nomedoaluno.jpeg”.

 

O aluno vencedor participará da mesa de lançamento do livro, na XVII Conferência de Educação do DF, a ocorrer nos dias 17 e 18 de agosto deste ano. O autor do desenho vencedor receberá ainda um certificado e terá seu nome divulgado no site do CEDF e em eventos relacionados ao órgão.

 

Critérios para avaliação dos desenhos

 

  • Criatividade: o desenho deve ser elaborado com inovação conceitual e técnica.
  • Fidelidade ao tema: a ilustração deve estabelecer relação explícita à temática dos 60 anos do CEDF.
  • Aplicabilidade: visa ter possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais do desenho avaliado.
  • Originalidade: o desenho deve ter uma desvinculação de outras marcas já existentes.
  • Comunicabilidade: o desenho deve ser conciso, ter universalidade. A marca precisa deixar clara a ideia proposta.
  • Qualidade artística: o projeto deve ter qualidade na elaboração do desenho.

 

img-responsiva Acesse o edital e o formulário de inscrição no site do CEDF.

 

  FORMULÁRIO  

 

 

Governo do Distrito Federal