23/01/23 às 8h27 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Inscrições para o Programa Educador Social Voluntário de 2023 são abertas

Os interessados podem se inscrever de 23 a 26/01 no site da Secretaria de Educação

Da Redação, Ascom/SEEDF

As inscrições para o Programa Educador Social Voluntário (ESV) de 2023 estão abertas a partir desta segunda-feira (23/1) e vão até a quinta-feira (26/1) após a publicação da Portaria nº 58, de 20 de janeiro de 2023. Os interessados devem se inscrever pelo portal Educador Social Voluntário . São 4.500 vagas para as 14 Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal.

Os selecionados vão contribuir com a educação especial e com as escolas de educação em tempo integral, que atendem a educação infantil e o ensino fundamental. Para isto, vão receber R$ 40 por turno de voluntariado de atuação como ressarcimento exclusivo para alimentação e transporte.

O candidato poderá atuar, no máximo, em duas unidades ou em dois turnos na mesma escola.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com escolaridade a partir do Ensino Fundamental completo, com comprovação de conclusão, conforme previsto na Portaria.

Inscrição de 23 a 26/01

Inscrições encerradas

Portaria n° 58/2023

img-responsiva A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informa que não é necessário realizar nenhum tipo de pagamento para se inscrever no Programa Educador Social Voluntário (ESV).

O candidato deverá anexar os seguintes documentos no ato da inscrição:

identificação oficial com foto;

certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça Distrital, que podem ser obtidas pelos links https://sistemas.trf1.jus.br/certidao/ e https://cnc.tjdft.jus.br/, respectivamente;

certidão negativa da Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do link www.tre-df.jus.br;

comprovante de residência;

comprovante de escolaridade;

comprovante de experiência, se for o caso;

termo de ciência previsto no anexo X desta Portaria.

img-responsiva Formulários

Autodeclaração – Candidato à UE pertencente à zona rural

Autodeclaração – Candidato à UE pertencente à zona urbana

Interposição de recurso

Termo de ciência sobre tratamento de dados pessoais

A seleção será feita por comissões avaliadoras, por meio de análise de currículo, nas próprias unidades escolares contempladas. A avaliação da documentação será realizada pelos Gestores das Unidades Escolares, no sistema on-line das inscrições.

Os voluntários atuam no auxílio de atividades escolares, dando apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no exercício das atividades diárias no que tange à alimentação, locomoção e higienização nas escolas.

Também ajudam no processo de integração e aprendizado dos estudantes e/ou indígenas não falantes de língua portuguesa, residentes no Brasil e matriculados nas unidades da rede pública de ensino do DF.

O tempo diário de voluntariado será de quatro horas. O ressarcimento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

A portaria veda a atuação do ESV na escola em que seu filho esteja matriculado se a unidade for localizada na zona urbana. A proibição não se aplica aos candidatos que tenham filhos matriculados em escolas pertencentes a zona rural.

Os candidatos serão classificados por meio da pontuação obtida, seguindo o formulário de Análise Curricular dos Critérios de Seleção e Classificação, contido no anexo II, da Portaria.

A divulgação dos resultados, parcial e final, do processo seletivo serão divulgados no mural da unidade escolar e nos canais de comunicação on-line utilizados pela comunidade escolar.

Cronograma Processo ESV 2023
23/01 a 26/01/2023   Cronograma Processo ESV 2023 Período de inscrição
23/01 a 30/01 →  Período de análise curricular
31/01/2023 →  Divulgação do resultado parcial das inscrições