29/11/19 às 19h03 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Inventividade marca espetáculo musical em Águas Claras

Em sua terceira edição, o CEI  Águas Claras emociona com uma reflexão sobre afetividade e valores

Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

Clássico de Maria Clara Machado permanece atual. Foto: Luiz Tavares, Ascom/SEEDF

Nesta sexta (29), cerca de 200 estudantes de 4 e 5 anos apresentaram a adaptação do clássico teatral infantil “O boi e o burro no caminho de Belém”, de Maria Clara Machado. No palco, estrelas reluzentes, sinos dourados, pinheirinhos, Marias e Josés, ovelhas e outros personagens ajudaram a contar o nascimento de Jesus.

O musical está relacionado ao projeto da VII Plenarinha que, nesta edição, aborda o tema “Brincando e Encantando com histórias” cuja intenção é promover a aproximação, o envolvimento e o encantamento das crianças com o mundo das histórias de modo que elas possam conhecer, ouvir, sentir, contar, imaginar e criar suas próprias histórias, por meio de brincadeiras e demais atividades.

Para a orientadora educacional Gardênia Noleto, o objetivo do projeto foi alcançado. “Eles se tornaram protagonistas da história e não apenas ouvintes. Além disso, nesta faixa etária trabalhamos os movimentos corporais, a concentração e a desenvoltura. Foram trabalhadas habilidades como a dança, expressão corporal e a socialização. Dos ensaios iniciais à apresentação eles desenvolvem espantosamente”, celebra Gardênia, que também destacou a participação atenciosa dos alunos das classes inclusivas. De acordo com uma das personagens, a florista Amelie Dulan, 5 anos, o mais divertido é aprender de forma descontraída.

O projeto, que está em sua terceira edição, tem o apoio de toda a comunidade escolar. De acordo com a professora Viviane Lopes, do 2º período, a participação das famílias é comovente. “Eles contribuem, incentivam e assistem todos os anos. Durante o ano inteiro trabalhamos valores. Desenvolvemos diversos trabalhos em sala de aula com livros, jogos e vídeos e cada turma faz uma apresentação com a temática que foi sorteada”, destacou Viviane, que trabalho a gentileza em sua turma.

A atualidade de um clássico

A vice diretora Cândida Amaral Paixão: “A participação das famílias é fundamental”. Foto: Luiz Tavares, Ascom/SEEDF

Escrita em 1953, a peça “O boi e o burro no caminho de Belém” é a estreia da dramaturga Maria Clara Machado escrevendo para o público infantil. De modo singelo a história da Natividade é contada sob a ótica dos animais como protagonistas. Com o surgimento de vários elementos, os personagens compreendem que estão participando de um acontecimento único.

Inventividade e dedicação marcam a adaptação realizada pela unidade escolar, o que faz com que o texto permaneça atual. A peça termina com uma mensagem que enfatiza a força do amor, da generosidade e da esperança.

📷 Veja mais fotos