1/12/22 às 16h06 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Itapoã vai ganhar três escolas com capacidade para mais de 3,9 mil alunos

Escolas classe serão entregues no decorrer de 2023 e contam com investimento de R$ 27,2 milhões do GDF

Da Agência Brasília

O Itapoã vai ganhar três novas escolas em 2023. As unidades vão atender 3.974 alunos e contam com investimento de R$ 27.297.634,71. A previsão é que a primeira seja entregue em janeiro, antes do ano letivo, rompendo um ciclo desde 2011 sem a construção de uma escola na região administrativa.

Com 91% da obra executada, a Escola Classe (EC) 502, que fica no Itapoã Parque, está na reta final dos trabalhos. É justamente ela que deve ser aberta em janeiro à comunidade. A unidade escolar terá 17 salas de aula e capacidade para 1.360 alunos, absorvendo boa parte dos futuros moradores do bairro. O investimento nela é de R$ 9.454.218,73.

A outra unidade também está em construção no Itapoã Parque. A EC 401 tem 31% da obra executada e deve ser finalizada até o final do ano. Ela também terá capacidade para 1.360 alunos, distribuídos nas 17 salas de aula. Para erguê-la, o Governo do Distrito Federal investe igual valor ao da EC 502. Ambas são fruto de uma parceria com a construtora JC Gontijo, responsável pela construção de mais de 12 mil moradias no Itapoã Parque.

Duas das novas unidades serão construídas no Itapoã Parque, cada uma no valor de cerca de R$ 9 milhões | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Por fim, o terceiro colégio em obras é a EC 203, no Itapoã. Foram executados 70% dos trabalhos, com a previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2023. Localizada no Condomínio Del Lago II, a unidade terá 19 salas de aula e vai atender 1.254 estudantes. O custo é de R$ 8.389.197,25 e a obra conta com participação da Terracap e da Novacap.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destaca a importância da capacidade de atendimento das três escolas que serão construídas na região administrativa. “Temos um número expressivo de alunos que serão atendidos por essas novas escolas. Com a construção e entrega do conjunto habitacional Itapoã Parque, novas demandas por colégios vão surgir e queremos estar preparados para atendê-las e levar um espaço adequado para crianças e jovens”, ressalta.

O Itapoã faz parte da Regional de Ensino do Paranoá e as duas cidades, juntas, somam 37 escolas e 28 mil alunos.

Itapoã vai ganhar três escolas com capacidade para mais de 3,9 mil alunos