19/09/16 às 13h58 - Atualizado em 17/05/23 às 18h14

IV Plenarinha da Educação Infantil – A cidade e o campo que as crianças querem

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Coordenação de Políticas Educacionais para Educação Infantil e Ensino Fundamental e da Diretoria de Educação Infantil, da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, nos dias 21 e 23 de setembro, a quarta edição da Plenarinha. O tema deste ano é “A cidade e o campo que as crianças querem”.

A Plenarinha, que é fruto de um Protocolo de Intenções assinado entre a SEEDF e a CLDF, vai além do evento. Trata-se de um trabalho pedagógico implementado em todas as unidades escolares públicas e conveniadas que ofertam Educação Infantil. A discussão sobre os direitos das crianças e a busca pela sua efetivação promove, na perspectiva do tema “A cidade e o campo que as crianças querem”, uma visão sobre as crianças como sujeito de direitos e deveres, por meio de suas diferentes linguagens, suas contribuições e pontos de vista, trazendo as propostas de melhorias para o lugar onde vivem. Neste sentido, a relevância se dá na escuta sensível e atenta às crianças, de forma a considerar a sua percepção sobre as situações que vivenciam na escola e na cidade, traduzindo-se em contribuições relevantes para melhor compreensão de suas aprendizagens e do seu desenvolvimento, vislumbrando um trabalho pedagógico de qualidade no atendimento a todas as crianças da primeira etapa da Educação Básica.

Na Semana da Educação Infantil, ocorrida em agosto passado, a SEEDF celebrou com muito trabalho, em uma intensa programação de atividades relacionadas ao tema, em todas as Coordenações Regionais de Ensino, em que parte dos trabalhos realizados na ocasião poderão ser conferidos no foyer da Câmara Legislativa, durante os dias da Plenarinha.

Cerca de 2 mil estudantes, das 14 Regionais de Ensino do Distrito Federal, participarão do evento, que é realizado nos moldes de uma plenária, em que as matérias trabalhadas terão foco nos projetos de educação.

De 21 e 23 de setembro, sempre às 9 e 14 horas ( 500 crianças em cada turno)
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
Mais informações na SEEDF: 3901-3274/3275