3/05/18 às 8h08 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Estudantes têm semana de deputado em projeto

Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro estão abertas até 28 de maio

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

Apesar da grande repercussão na imprensa do trabalho realizado, muitos brasileiros desconhecem o funcionamento diário da Câmara dos Deputados. Mas jovens de todo o país têm a chance de experimentar como é viver a rotina política por meio do programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Criado em 2004, o projeto é realizado anualmente e permite a experiência democrática a alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares.

A estudante Ester Toledo, de 17 anos, foi uma das selecionadas na edição de 2017 ao sugerir um projeto de lei com incentivos fiscais para empresas que substituíssem o uso de plástico por materiais biodegradáveis. Para a jovem, a experiência transformou sua forma de ver a política. “Eu achava que a Câmara era algo muito distante e tinha essa visão ruim dos parlamentares. Mas ao ver de perto, percebi o quanto o trabalho desenvolvido pelos deputados é importante, assim como é fundamental a nossa participação na política”, aponta.

Além do aprendizado sobre o sistema político, os jovens ainda desenvolvem habilidades diversas como domínio da linguagem e expressão pessoal, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas. “Sempre fui tímida, mas ao defender minhas ideias consegui vencer essa barreira. Hoje tenho mais facilidade para me expressar”, relata Ester.

Quem se interessar pela experiência de Ester pode fazer como a jovem e se candidatar ao Parlamento Jovem Brasileiro até o dia 28 de maio. No site do programa há fichas de inscrição em que os estudantes devem sugerir projetos de lei. “Muita gente não se inscreve porque acha difícil ou acreditam que o projeto é só para quem entende muito de política. Mas não é assim. As instruções no site ajudam muito e, antes do evento, recebemos um curso para aprendermos como funciona o parlamento”, incentiva a jovem.

Os melhores projetos de cada unidade federativa são escolhidas e os criadores convidados a vivenciar a rotina de um parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília.