15/03/18 às 13h23 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Mascote visita Escola Classe 403 Norte

Estudantes da rede pública escolhem nome do símbolo lúdico do evento internacional

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

Empolgação e muita festa na Escola Classe 403 Norte durante votação do nome da mascote da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) para o 8º Fórum Mundial da Água nesta quarta-feira (14). Os 469 alunos dessa escola, com idades entre 6 a 11 anos, também participaram da escolha entre os nomes Aquarela, Gotita ou Iara/Yara.

A Escola Classe 403 Norte foi a última a receber a visita da mascote, que antes passou pelo colégio particular Centro Educacional Sigma da 910 Norte e pelas públicas Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará e Escola Classe 502 de Samambaia.

“Foi ótimo esse projeto integrado entre a Adasa e a Secretaria de Educação porque a mascote é uma figura que estimula e cria simbologia para as crianças no debate da temática da água. Os alunos puderam saber mais do Fórum Mundial da Água, que vai gerar uma reflexão sobre importância do assunto”, destaca a coordenadora Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, Ana Lúcia Moura.

O aluno João Fernando, 9 anos, mostrou muito entusiasmo após o evento. “Eu gostei muito da palestra, das músicas e do dia. A água é muito importante e a gente tem que economizar nas pequenas coisas. Na hora de escovar os dentes e lavar louça, temos que fechar a torneira”, comenta.

“Foi surpreendente a interação dos alunos hoje no evento. Foi uma excelente oportunidade para continuarmos com o trabalho que já estamos fazendo sobre a água, especialmente agora em março, em que é comemorado o Dia Mundial da Água”, observa Sheila de Andrade, diretora da Escola Classe 403 Norte.

O grande mistério vai acabar nesta sexta-feira (16) com a divulgação pela Adasa do nome que foi escolhido pelos 1.258 estudantes que participaram da votação.

Guardiões da Água

Além da votação do nome para a mascote, os alunos tiveram uma rápida palestra com o tema “O que podemos fazer com água”, organizada pela Adasa para abordar assuntos como desperdício da água e apresentar outros temas que serão discutidos no 8º Fórum Mundial da Água. O evento internacional ocorrerá de 18 a 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Esses assuntos sobre a água foram apresentados de maneira lúdica para os estudantes durante um bate-papo com vídeo educativo e a música “Guardiã da Água”, uma paródia da hit “Show Das Poderosas”, conhecida na voz da cantora Anitta.