26/11/20 às 14h19 - Atualizado em 17/05/23 às 18h13

Mestrado em Educação Física para professores da SEEDF

São 14 vagas oferecidas pela UnB. Secretário de Educação participa de live em 1º /12  para falar sobre o edital

Da Redação – Ascom/SEEDF

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) retifica edital para reabrir as inscrições do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). O período de inscrições será retomado às 10h de sexta-feira (27) e segue até 14 de dezembro, exclusivamente on-line.

Professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal podem se candidatar às 14 vagas oferecidas pela Universidade de Brasília (UnB), instituição de ensino associada ao ProEF. Ao todo, são 181 vagas distribuídas entre universidades do país, para estudantes denominados no programa como professores-pesquisadores da educação básica da rede pública de ensino.

As vagas oferecidas são de ampla concorrência, e as reservadas às cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e candidatos com deficiência, são destinadas conforme regulamentação interna de cada universidade.

A área de concentração é Educação Física Escolar, com as seguintes linhas de pesquisa: Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Física Anos Finais do Ensino Fundamental; Educação Física no Ensino Médio.

O programa tem como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino, na área da Educação Física, para o exercício da docência na educação básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.

O ProEF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Física, com duração de 24 meses, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

Live

No dia 1º de dezembro, às 15h, será realizada live para esclarecimentos sobre o edital. Participam o secretário de Educação, Leandro Cruz;  o secretário Executivo da SEEDF, Fábio Sousa; a subsecretária da Eape, Hélvia Paranaguá; o coordenador do Mestrado Profissional – Educação Física, da UnB, Alexandre Resende; e o formador da Eape Pedro Tatu, que fará a mediação. O encontro virtual será no canal da EAPE no Youtube.

Mais informações sobre o mestrado também podem ser conferidas no edital.