Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/04/23 às 16h31 - Atualizado em 28/04/23 às 16h31

Mostra Abril Indígena homenageia a cultura dos povos originários

Servidores da Educação conheceram peças produzidas nas tribos

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

Para dar visibilidade à cultura dos povos originários no mês em que é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Educação realizou um evento para mostrar aos servidores da pasta a riqueza da cultura dos primeiros habitantes do território brasileiro. Organizado pela Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), a Mostra Sensorial e Inclusiva Abril Indígena apresentou a riqueza desse povo com peças produzidas nas tribos.

 

A mostra contou com exposição de peças feitas por indígenas, tanto de peças do Memorial dos Povos Indígenas quanto de produtos de artesanato feitos pela tribo Bororo | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A mostra contou com exposição de peças feitas por indígenas, tanto de peças do Memorial dos Povos Indígenas quanto de produtos de artesanato feitos pela tribo Bororó, além de uma mostra fotográfica dos trabalhos pedagógicos dos estudantes do CEF 07 de Brasília e uma apresentação de canto. A mostra aconteceu no hall de entrada da Secretaria de Educação.

 

O evento fez parte de uma sequência de ações de valorização da cultura dos povos indígenas realizadas durante todo o mês de abril. “Além de ações pontuais que fizemos durante todo esse mês, achamos importante fazer um evento interno para nossos servidores de valorização da cultura indígena”, conta a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Barros. “Essa ação da Educação tem que ser contínua, todo ser humano precisa ter um olhar para o outro, ser empático”, ressaltou o secretário executivo da SEEDF, Isaías Aparecido.

 

Com o intuito de garantir a inclusão e a diversidade, o evento contou com tradução para deficientes auditivos e visuais. “Nossa mostra é sensorial e inclusiva, temos aqui uma professora indígena, uma intérprete de libras e um áudio descritora para que todos tenham oportunidade de participar”, contou a subsecretária.

 

Professor da rede pública, Charlton Versiani é deficiente visual acompanhou o evento com auxílio da áudio descritora, que descreveu tudo que acontecia. “Eu acho muito importante esse olhar inclusivo da Secretaria, que nos permite hoje conhecer a cultura indígena, os produtos e seus costumes”, elogiou.

 

Neto da professora Terezinha Togojebado, Fernando, 6 anos, faz uma apresentação de canto | Foto: Mary Leal

 

Também professora da rede, a indígena da tribo Bororo, Terezinha Togojebado, ressaltou a importância de terem espaços para divulgarem a sua cultura. “Eu fico grata por ser chamada em eventos que valorizam nossa cultura e nosso artesanato. Fico feliz quando as pessoas têm interesse em nossa cultura”.

 

Mostra Sensorial e Inclusiva Abril Indígena

Governo do Distrito Federal