Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/12/19 às 17h01 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Mostra de Arte e Cultura divulga iniciativas de sucesso

Projetos das escolas públicas de Taguatinga foram apresentados no Teatro da Praça

 

Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

 

Estudantes com Altas Habilidades  das escolas públicas divulgam os projetos desenvolvidos. Foto: Luiz Tavares, Ascom/SEEDF

 

A I Mostra de Arte e Cultura reuniu os projetos pedagógicos desenvolvidos nas unidades escolares de Taguatinga. A iniciativa, realizada no Teatro da Praça, busca o compartilhamento de experiências, talentos e cultura, segundo o coordenador Juscelino Nunes de Carvalho.

 

Entre os trabalhos apresentados, os desenhos da estudante Karolayne Mota de Souza, do Centro Educacional (CED) 02 de Taguatinga (Centrão) despertavam a atenção. “Passei por situações difíceis, tive depressão e encontrei na arte uma maneira de extravasar a dor, principalmente por meio dos meus desenhos. A escola me abriu muitas portas”, afirmou a jovem.

 

“Um professor viu os desenhos da Karolayne e a encorajou a expor seus trabalhos. Em pouco tempo, suas obras fizeram parte de uma exposição. Além de ótima desenhista, ainda é poetisa, compositora e dançarina”, elogiou Wellington Tito, coordenador pedagógico do CED 02. Com o incentivo da escola, ela já tem planos para o futuro: “Quero cursar Artes Visuais, farei o Enem e, se Deus quiser, serei uma grande professora”, assegura.

 

Leveza na ponta dos pés

 

Trabalhos dos estudantes de altas habilidades impressionaram comunidade escolar. Foto: Luís Tavares, Ascom/SEEDF

 

Enquanto a exposição de trabalhos artísticos era visitada pela comunidade escolar, o tablado do Teatro da Praça recebia as bailarinas da Escola Classe (EC) 11 de Taguatinga. A estudante Dalila Souza, 10 anos, ia pisar em um palco pela primeira vez e demonstrava todo seu entusiasmo. “Nunca tinha feito balé, agora tenho o sonho de me tornar uma bailarina”, contou.

 

O projeto “Lendo, Escrevendo e Dançando” (LED) foi idealizado pela professora Maria Cláudia Rebouças e concretizado na Sala de Leitura da EC 11. A partir da leitura de uma obra literária e da audição da obra de Tchaikovsky, as estudantes escolheram “A Chinesinha”, da suíte Quebra-Nozes, como inspiração e criaram “A chinesinha bailarina”. Além de ilustrarem a obra, com a direção da professora, foi criada uma coreografia.

 

“Inicialmente, muitas alunas estavam travadas porque nunca haviam dançado balé. Comecei então com cantoras populares como a Ludmila. Foi preciso um trabalho de autoestima e empoderamento para que elas pudessem mostrar todo o potencial. Colocamos um espelho na sala de leitura para que as leituras fossem feitas oralmente e elas pudessem se ver”, explica Mária Cláudia. A estratégia deu certo e o Corpo de Baile foi aplaudido com entusiasmo pela plateia.

 

A programação extensa, na segunda-feira (2) contou com apresentações de dança, musicais como o da Escola Classe 54, “Sou filha de Portugal”, cosplays e shows da Banda Meia Lua, vencedora da última edição do Festival de Música de Taguatinga, entre outras atrações.

 

A exposição dos trabalhos dos estudantes atendidos nas altas habilidades impressionou a comunidade escolar pela criatividade e talento. Os estudantes da rede pública de ensino com superdotação recebem um atendimento diferenciado a fim de estimular seu potencial. Todos os anos, os trabalhos são expostos para o compartilhamento dos projetos desenvolvidos nos atendimentos. Neste ano, a exposição foi ampliada e também contou com outros trabalhos que obtiveram destaque nas escolas de Taguatinga.

 

📷 Veja mais fotos do evento

 

Governo do Distrito Federal