8/03/18 às 15h32 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Mulheres representam 72% na SEEDF

Servidoras da rede pública de ensino também ocupam a maioria dos cargos de gestão

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), as mulheres representam 72% do quadro de servidores. Além da representatividade quantitativa, elas também são maioria nos cargos de gestão, representando 66% dos diretores, vices e supervisores das unidades escolares (elas são mais de 2,3 mil) e 54% dos cargos de chefia em nível administrativo.

Para o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, é uma honra poder contar com o suporte técnico, a competência, a força e a sensibilidade feminina no comando de uma pasta que tem como maior riqueza o ofício de educar. “A mulher é educadora por natureza. Está na essência da natureza feminina a missão de ensinar e também de gerar e gerir vidas”, observa o titular do órgão, que tem mulheres ocupando chefia de gabinete, duas subsecretarias e três coordenações regionais de ensino, entre outras.

A subsecretária de Infraestrutura e Apoio Educacional, Julia Mandarino, reforça que as mulheres são movidas por desafios e o dela, de estar à frente de uma área que trata de assuntos tão diversos como obras, alimentação e transporte escolar, é motivador. “Desde sempre temos que superar as barreiras criadas pelo mito da nossa fragilidade e doçura. O sentimento que guardo é o da responsabilidade de representar tantas outras mulheres guerreiras que sabem administrar, com maestria, as diversidades da vida”, observa. E reforça: “Nossa missão é, sobretudo, transgredir os mitos de submissão registrando uma marca de força medida pela empatia e pela ternura.”

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, uma atividade especial foi preparada para essas mulheres inspiradoras. O evento, realizado na sede da Universidade de Brasília – Campus Planaltina,  marcou a abertura oficial da programação Março – Mulheres Educadoras, da SEEDF, que tem uma agenda diferenciada com atividades em todo o Distrito Federal. O objetivo é valorizar as professoras, servidoras e colaboradoras com atividades espalhadas em quatro polos para que seja possível contemplar todas as Regionais de Ensino. A programação está no site.

“Nossa ideia com essa programação especial é valorizar as mulheres com atividades ligadas a cultura, saúde, lazer e formação”, afirma o secretário adjunto de Estado de Educação do DF, Clovis Sabino.

Para a subsecretária de Gestão de Pessoas da SEEDF, Kelly Cristina de Andrade, as mulheres professoras são exemplo para seus alunos no acompanhamento diário. “É um orgulho e uma inspiração ser uma mulher educadora”, completa.

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

Temas importantes para o fortalecimento das mulheres na sociedade também foram lembrados no evento. “É preciso um olhar profundo para a questão das mulheres, especialmente contra todos os tipos de assédio. É nosso dever combater essas ações”, afirma a corregedora da SEEDF, Mônica Maria Godim. A coordenadora da Regional de Ensino de Planaltina, Queti Diettrich, endossa: “É importante lembrar que hoje é dia de comemoração, mas também de luta porque as mulheres ainda têm muitos espaços para serem conquistados”.

Mulheres Inspiradoras – Durante o evento, a professora Gina Vieira Pontes apresentou o premiado projeto Mulheres Inspiradoras para incentivar mais professoras a continuarem nas escolas com os trabalhos que fortaleçam o importante papel da mulher no mundo. De acordo com Gina, é importante mostrar aos alunos que existem inúmeras histórias de mulheres e pessoas que são capazes de transformar vidas com atuações extraordinárias em suas comunidades.