Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/03/23 às 15h48 - Atualizado em 8/03/23 às 15h55

Mulheres são maioria na Secretaria de Educação do Distrito Federal

Servidoras da rede pública são homenageadas em evento na Eape

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

As mulheres são maioria na Secretaria de Educação no DF, que tem 70% dos servidores da pasta formada pelo público feminino. Assim, o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. foi marcado com uma manhã de homenagens e debates, na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).

 

A secretária de Educação Hélvia Paranaguá abriu o momento e destacou a dificuldade que as mulheres enfrentam para serem reconhecidas e valorizadas nos mais diversos papeis que exercem na sociedade. “Nossa casa é em sua maioria formada por mulheres e quero citar a poeta Cora Coralina dizendo: ‘Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores’. As pedras são muitas, a gente ainda vive em um país extremamente machista. Aqui no DF, em oito semanas, foram oito feminicídios e isso precisa urgentemente ser combatido”, afirmou.

 

A educação pode ajudar com isso lá na base, conscientizando o estudante e a família”, frisa Hélvia. “Ainda há muito que avançar no papel da mulher em diversos segmentos. No mercado de trabalho, acredito que o serviço pública é o mais igualitário dos meios porque homens e mulheres tem igualdade de condições”, completa a secretária.

 

A Eape oferece vários cursos para formação continuada dos profissionais da educação em diversos segmentos, entre eles a orientação dos professores para atuar com os alunos na questão do enfrentamento da violência contra a mulher e temas relacionados.

 

Secretária Hélvia Paranaguá destacou a dificuldade que as mulheres enfrentam para serem reconhecidas e valorizadas nos mais diversos papeis que exercem na sociedade | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Nós sabemos da diferença e da importância de um curso de formação e das várias ações que a Eape desenvolve para educação. Nesse tema de combate à violência contra mulher vemos que a formação adequada é essencial para para cuidar e acolher as meninas, mulheres e família que passam por violência”, destaca a subsecretária da Eape, Maria das Graças de Paula.

 

A juíza do TJDFT, Fabriziane Figueiredo Stellet Zapata, que também é coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher, esteve no evento para falar sobre o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. “Estamos nessa casa de formação de professores não é por acaso. A educação é uma via muito importante para falar sobre esse tema. Toda pessoa pode ser uma rede de apoio para a mulher. Não se omitam, não se melindrem para falar a verdade”, alerta a juíza.

 

Cursos abertos

 

A Eape oferece oportunidades em 90 cursos para o 1º Semestre de 2023. As inscrições seguem até o dia 13 de março. Há oportunidade para o professor ou gestor da rede pública de ensino do Distrito Federal em diversas áreas.

 

img-responsiva    Inscrições aqui  

Governo do Distrito Federal