Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/03/23 às 15h52 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Nova escola atende demanda reprimida por vagas em São Sebastião

CED Zumbi dos Palmares atende 647 alunos do Ensino Fundamental e Médio

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, inaugurou oficialmente na manhã desta sexta-feira (3), o novo espaço escolhido para receber mais de 600 estudantes das regiões do Parque dos Ipês (Crixá) e do Jardins Mangueiral, em São Sebastião. A inauguração da nova sede do Centro Educacional (CED) Zumbi dos Palmares, localizada na área central da cidade, contou com a presença de servidores da educação, além de deputados e membros da comunidade.

 

A Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, inaugurou oficialmente o novo espaço escolhido para receber mais de 600 estudantes de São Sebastião. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

São Sebastião cresceu muito por conta dos condomínios e do Mangueiral e nós estamos trabalhando para construir novas escolas e creches para atender também os alunos dessas regiões. Estamos com duas escolas sendo construídas no Mangueiral e um projeto no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para iniciar uma obra no Parque dos Ipês. Além disso, mais duas escolas e creches estão previstas para a região“, conta Hélvia Paranaguá. “O nosso desejo é ver esses meninos e meninas estudando próximo de suas casas“.

 

O CED Zumbi dos Palmares foi criado, em fevereiro de 2022, para suprir demandas reprimidas por vagas do Ensino Fundamental e Médio em São Sebastião. As instalações definitivas da escola serão no Complexo Educacional Zumbi dos Palmares, que está em obras.

 

Enquanto o complexo não fica pronto, o Centro Interescolar de Línguas (CIL) de São Sebastião cedeu salas de aulas para o funcionamento da escola nos turnos matutino e vespertino. Mas a procura por vagas tornou a subir em 2023 e a SEDF alugou um prédio com um espaço maior para atender aos 647 alunos matriculados.

 

Anderson Rubens, de 17 anos, faz o 2° ano do Ensino Médio no novo espaço. Ele diz que a mudança de escola e a nova estrutura já influenciaram na aprendizagem. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A escola atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio. “A escola surgiu da necessidade de suprir essa carência de vagas nas escolas públicas da cidade, então nós conseguimos, em conjunto com a Secretaria de Educação, tirar do papel o planejamento e dar início a construção de novas unidades escolares para atender esses alunos. Enquanto isso, temos um espaço provisório, mas com toda a estrutura necessária para esses estudantes“, explica o diretor do CED, Adim Teles Alves.

 

Anderson Rubens, de 17 anos, fez o 1° ano do Ensino Médio no espaço cedido pelo CIL e agora estuda no novo espaço. Ele diz que a mudança de escola e a nova estrutura já influenciaram na aprendizagem. “É um espaço maior em relação à escola onde eu estudava, as salas de lá eram bem menores, haviam poucos estudantes em sala“, explica o jovem morador de um dos condomínios do Parque dos Ipês.

 

Governo do Distrito Federal