9/10/23 às 9h42 - Atualizado em 9/10/23 às 13h37

O que a nossa rede tem: uma escola que ensina a respeitar o meio ambiente

Escola da Natureza atende três mil alunos dos anos iniciais matriculados em escolas do Plano Piloto

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Na Escola da Natureza, os alunos participam de uma variedade de atividades ecopedagógicas, incluindo oficinas, palestras, cultivo de hortas, trilhas ecológicas e práticas de saúde | Foto: Vinícius Gabriel, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal vem implementando uma iniciativa que transforma a maneira como os estudantes encaram a educação e a relação com o meio ambiente. A Escola da Natureza, que funciona no Parque da Cidade, é um exemplo de ambiente educativo sustentável, que atende três mil alunos de escolas do Plano Piloto.

A Escola da Natureza integra o Eixo Transversal da Educação para a Sustentabilidade do Currículo em Movimento da Educação Básica do DF e é uma forma de complementar o aprendizado  da sala de aula. Lá aprendem o entendimento crítico sobre viver em rede, pensar, refletir e agir acerca de assuntos como produção e consumo consciente, qualidade de vida, alimentação saudável, economia solidária, agroecologia, cidadania planetária, ética global e valorização da diversidade.

A seleção das unidades escolares que são atendidas no local é realizada pela Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto.

As visitas à Escola da Natureza não são apenas passeios educativos, mas experiências transformadoras. Os alunos participam de uma variedade de atividades ecopedagógicas, incluindo oficinas, palestras, cultivo de hortas, trilhas ecológicas e práticas de saúde. O objetivo é desenvolver uma consciência cidadã global e ética, além de cultivar o apreço pela natureza.

As visitas à Escola da Natureza não são apenas passeios educativos, mas experiências transformadoras | Foto: Vinícius Gabriel, Ascom/SEEDF

Entusiasmado, o estudante da Escola Classe 08 do Cruzeiro, Gustavo Milhomem, 10 anos, compartilhou sua perspectiva e a alegria em participar do programa. “Gosto de estudar aqui por gostar da mata, e nós aprendemos muitas coisas, assim como as espécies das plantas, a conexão com a natureza e por poder aprender de como cuidar do nosso Planeta. O mais legal é brincar e divertir com meus amigos”, afirmou.

Um dos principais objetivos do programa, de acordo com a diretora da escola, Renata Lafetá, é preparar os estudantes para se tornarem cidadãos responsáveis e ambientalmente conscientes, capazes de tomar decisões informadas e contribuir para um futuro mais sustentável. A gestora enfatiza a importância da iniciativa. “Ver o impacto positivo que a Escola da Natureza tem nas vidas dos alunos é recompensador. Estamos moldando os líderes do futuro que se preocupam com o meio ambiente e têm a capacidade de tomar decisões responsáveis”, destaca.

A Escola da Natureza é um exemplo inspirador de como a educação pode ir além da sala de aula tradicional e se tornar um canal para promover a conscientização ambiental e o pensamento crítico entre os jovens.

Essa reportagem faz parte da série O que a Nossa Rede Tem, que mostra os serviços que a rede pública de ensino do Distrito Federal oferece.

Escola da Natureza - Parque da Cidade