7/10/22 às 18h53 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Obras de alunos são expostas no Museu Nacional da República até final de outubro

Trabalhos fazem parte do projeto Plenarinha e foram produzidos no ano letivo de 2022

Camily Oliveira* e Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Durante o mês de outubro, uma mostra de 70 trabalhos de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, produzidos ao longo do ano letivo de 2022, poderá ser vista em um dos auditórios do Museu Nacional da República. A abertura da exposição da 10ª edição do projeto Plenarinha, desenvolvido pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), ocorreu na tarde da última quarta-feira (6/10).

A exposição fica em cartaz até 30 de outubro com visitação gratuita. Em 2022, a temática do projeto “Criança arteira: faço arte, faço parte” tinha como objetivo favorecer a percepção, a sensibilidade, bem como a expressividade, das crianças, por meio das diferentes linguagens artísticas.

O projeto Plenarinha começou em 2013 e tem o propósito de fortalecer o protagonismo da Primeira Infância no desenvolvimento humano. “O investimento na educação infantil traz resultados que nenhuma política consegue trazer. A nossa secretária não mede esforços para que consigamos fortalecer as instituições públicas do Distrito Federal numa oferta de educação de excelência para os nossos bebês”, destacou a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação, Solange Foizer.

Os trabalhos expostos foram escolhidos a partir das obras desenvolvidas nas Plenarinhas locais e regionais por 68 mil crianças | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Este ano, a Plenarinha começou no mês de abril e teve ações em todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs). Os trabalhos expostos foram escolhidos a partir das obras desenvolvidas nas Plenarinhas locais e regionais, nas quais 68 mil crianças da educação infantil e do 1º ano de ensino fundamental atendidas pelas instituições públicas e parceiras no Distrito Federal participaram das atividades.

A chefe da assessoria especial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria executiva do Programa Criança Feliz Brasiliense, Ana Caroline de Oliveira Souza, ressaltou a importância do projeto. “A Plenarinha alcança o desenvolvimento infantil através do protagonismo da criança e nós sabemos que a criança em um ambiente saudável, acaba sendo estimulada e tem muito mais possibilidades de desenvolvimento”, explicou a gestora.

Além da exibição das obras dos estudantes, a abertura da exposição contou com a apresentação artística das crianças do Centro Comunitário de Ceilândia, que dançaram Carimbó.

Exposição com 70 trabalhos do projeto Plenarinha fica em cartaz até 30 de outubro com visitação gratuita | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

*Estagiária sob a supervisão de Gizella Rodrigues