4/04/16 às 11h27 - Atualizado em 17/05/23 às 18h15

Olimpíadas desafiam conhecimento dos estudantes

Concursos em diversas áreas despertam o interesse dos alunos das escolas públicas

Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

A participação de estudantes da rede pública de ensino da capital federal em certames que desafiam o conhecimento tem contribuído para elevar os índices de participação e premiação. Eventos como a Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) têm destacado o empenho dos alunos e colocado o DF como uma das unidades da federação com melhores resultados. Confira os regulamentos e os prazos:

Olimpíada de Língua Portuguesa

Com o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura, a quinta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril. Podem participar gratuitamente os professores que lecionam em escolas públicas. O docente inscrito deverá orientar seus alunos a escrever um texto sobre o tema O lugar onde vivo. Cada escola participante inscreve apenas um texto por categoria para a seleção nacional.

Confira os gêneros textuais:

ANOS ESCOLARES

Poema 5º  e 6º anos do ensino fundamental
Memórias literárias 7º e 8º anos do ensino fundamental
Crônica 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio
Artigo de opinião 2º e 3º anos do ensino médio

Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

A iniciativa que propicia o contato com questões interessantes e desafiadoras da matemática estimula os estudantes a trabalhar em grupo. As inscrições estão abertas até o dia 1º de abril. Escolas públicas de todo o país com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio podem inscrever seus alunos. As unidades educacionais indicam quantos alunos irão participar da primeira fase da competição.

Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

A competição engloba instituições educacionais públicas e particulares e estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6ª ano), médio e universitário. Além de estimular o interesse pela disciplina, a 38ª OBM seleciona os estudantes que vão representar o Brasil em competições internacionais de matemática. O período de inscrições para as escolas vai de 11 de abril a 31 de maio.

Olimpíada Brasileira de Matemática

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Os interessados em participar da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil podem fazer suas inscrições até o dia 29 de abril. O certame é elaborado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem obtido êxito em inovar na abordagem da História por estudantes de escolas públicas e particulares.

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma)

Criada em 2001, o concurso incentiva a realização de trabalhos ou projetos pedagógicos que visem a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira, assim como a preservação ambiental por meio de ações educativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e uso racional dos recursos naturais. Os professores interessados podem fazer a inscrição para turmas de ensino fundamental e médio, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições vão até 29 de julho.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr)

Em 2008, foi lançada a primeira edição do concurso, destinado a estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos). A olimpíada tem o intuito de difundir o interesse pelas ciências da natureza, de modo especial a química, além de contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos. O concurso conta com alunos das escolas públicas e particulares em todo o território nacional. As inscrições vão de 1º de junho a 30 de julho.

Olimpíada Brasileira de Química Júnior

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

A competição é destinada aos estudantes do ensino fundamental, médio e técnico das unidades educacionais públicas e particulares. As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio para a modalidade prática, para estudantes que já conhecem robótica e, até o dia 6 de junho, para a modalidade teórica destinada aos que não conhecem robótica.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)

Realizado em três modalidades: iniciação, programação e universitária, o certame tem como objetivo estimular o interesse pela Computação e por ciências em geral. As inscrições estão abertas até o dia 17 de maio para a modalidade iniciação (níveis 1 e 2) e, até o dia 31 de maio, para a modalidade programação (níveis Júnior, 1 e 2) e para a modalidade universitária.

Olimpíada Brasileira de Informática

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep)

A iniciativa busca estimular o interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. O credenciamento das escolas públicas pode ser feito até o dia 27 de maio. Podem se inscrever estudantes do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos do 2º segmento do ensino fundamental (8º e 9º anos). O concurso é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)

Estudantes de unidades educacionais públicas e privadas, a partir do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, podem se inscrever até 6 de abril, na segunda edição da OBG. Os temas de interesse envolvem a Geografia e as Geociências. Um dos objetivos é disseminar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

Olimpíada Brasileira de Geografia