19/08/19 às 19h40 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Paranoá recebe fórum de gestores

Diretores e representantes da pasta conversaram sobre ações da rede

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Dando continuidade as visitas às regionais de ensino, o Paranoá recebeu, nesta segunda-feira (19/8), o Fórum de Gestores. O evento tem como objetivo aproximar as áreas técnicas da Secretaria de Educação e os diretores das escolas que compõem a rede pública do DF.

O encontro começou com a apresentação dos representantes da SEEDF, mostrando as ações desenvolvidas pela pasta desde o início do ano. Foram ressaltadas as cinco bandeiras do EducaDF, o Plano Estratégico da Rede Distrital de Educação: Sempre Aprender, Escola que Queremos, Inov@, Educação para a Paz e Excelência para todos.

A diretora de avaliação, Michelle Camargo de Oliveira, reforçou a importância da participação das escolas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta é de 80% de participação dos estudantes de cada unidade na avaliação. As escolas que conseguirem também reduzir taxas de reprovação e abandono estarão habilitadas a receber uma parcela extra de até 15% do valor do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

O Secretário de Educação, Rafael Parente, esteve no fórum e parabenizou os gestores pelo trabalho realizado até o momento. “Nós nos esforçamos bastante, mas são vocês (diretores) que estão na ponta do atendimento, que carregam o piano, enfrentam de cara os desafios da rede. E estão de parabéns, pois diversas pesquisas mostram que a população tem reconhecido a educação como ponto forte do atual governo”, destacou.

Soluções em conjunto

Após as apresentações, os diretores puderam expor as dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas nas escolas em que atuam. Preocupações com infraestrutura, reforço de servidores, novidades nas eleições para gestores e construção de novas unidades para acompanhar o crescimento da região foram alguns dos tópicos abordados.

Com as demandas em mãos, os representantes das áreas técnicas apresentaram as ações futuras e se comprometeram a manter o diálogo para a construção em conjunto de soluções.