7/06/23 às 9h26 - Atualizado em 7/06/23 às 9h32

Parlamento Jovem Brasileiro: inscrições estão abertas até 30/6

Programa é voltado para alunos de 16 e 22 anos do ensino médio

Da Redação, Ascom/SEEDF

Com o tema “a educação que queremos”, a 18ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) está com as inscrições abertas para estudantes que têm entre 16 a 22 anos e estão matriculados e frequentando regularmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares. A inscrição pode ser feita até 30 de junho no site da Câmara dos Deputados. Também pode participar quem cursa o ensino técnico integrado ao ensino médio ou está cursando o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudante não pode ter participado de nenhuma outra edição do PJB.

INSCRIÇÕES | PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

O Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é realizado pela Câmara dos Deputados e tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar naquela Casa. O programa é dividido em três etapas: local, estadual e nacional. A primeira etapa consiste na seleção de mais de mil estudantes inscritos de todo o país e apenas 40 vagas por estado, que serão preenchidas por meio de sorteio eletrônico.

Na etapa estadual, a pré-seleção dos inscritos será realizada pela Secretaria de Educação do estado do estudante. A pré-seleção da SEEDF ocorre entre 4 de outubro e 14 de novembro com a divulgação do resultado final no site da Câmara dos Deputados.

A última fase vai contar com a presença do estudante finalista, além da presença de deputados e professores de todo o Brasil para audiências públicas. A premiação final será um certificado de 30 horas emitido pela Escola da Câmara dos Deputados. Consulte o regulamento do Programa PJB.

Inscrição

A inscrição deve ser feita pelo estudante, por meio do preenchimento de formulário eletrônico e do envio dos seguintes documentos:

Cópia digitalizada do documento de identidade (frente e verso);

Comprovante atualizado de matrícula no ensino médio em 2023, com informação sobre o ano cursado;

Caso seja menor de 18 anos, cópia digitalizada do Termo de Ciência e Autorização, assinado pelo responsável, conforme modelo disponibilizado no site da Câmara dos Deputados.