Governo do Distrito Federal
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5/03/21 às 19h53 - Atualizado em 5/03/21 às 19h54

Passo a passo para aulas on-line no DF

Saiba o que fazer para ter acesso à plataforma digital da rede pública de ensino

 

Íris Cruz, Ascom/SEEDF

 

Ícaro, 8 anos, novato na rede pública, estudará o 3º ano na EC 312 Norte: “Vai ser legal, vou ter muitos amigos”. Foto: Acervo pessoal

 

Nos moldes da nova rotina e, ainda, em meio aos cuidados de distanciamento social para se precaver da pandemia de covid-19, as aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal começam na segunda-feira, 8, de forma remota. Quem já estava na rede em 2020 vai usar o mesmo login e senha para entrar na plataforma Google Sala de Aula. Já os novatos precisam fazer o cadastro, que é bem fácil.

 

Primeiro é preciso saber o código do estudante. Basta ligar no 156, Opção 2, e fornecer o nome completo.

 

Depois, é necessário montar o e-mail e isto o estudante ou responsável faz sozinho.

É só escrever o primeiro nome, sem acento ou cedilha, seguido do código e acrescentar @estudante.se.df.gov.br. Exemplo: maria466123@estudante.se.df.gov.br.

O e-mail será o login para entrada na plataforma.

 

O passo seguinte é a identificação da senha. Para isso, basta escrever o primeiro nome, sem acento ou cedilha, seguido do código de estudante.

 

Ciente do login e senha, estudante ou responsável deve entrar na página do Escola em casa DF – Acessos

 

Dentro da aba de explicação para o acesso, existe um botão grande, escrito “clique aqui”. Ele irá direcionar para a página da plataforma Google Sala de Aula — Escola em Casa DF.

 

Na plataforma, devem ser escritos e-mail e senha identificados. Para segurança, no primeiro acesso, é indicado que o estudante altere a senha. Lembre sempre que essa deve ser forte, conter no mínimo oito caracteres e não pode ser compartilhada com outros usuários.

 

Atenção → os registros de novos estudantes dos centros interescolares de línguas (CILs) devem ser feitos por meio de contato, via e-mail ou telefone, com a unidade em questão, porque eles são os responsáveis pelo código.

 

▌Expectativa

 

O frio na barriga do primeiro dia de aula para os estudantes, desta vez, é diferente, assim como para os pais, que, antes, levavam os filhos para a escola. Os desafios e conquistas são encontrados na hora de criar laços com a escola na tela do computador.

 

 

O fato dele estar em um ambiente novo proporciona novas experiências e pode agregar bastante para sua formação. Apesar de acreditar em continuidade, acredito também que nesse ‘novo normal’ que estamos vivendo será uma boa mudança.

Arthur Antonoff, pai de Ícaro, 8 anos, estudante

 

A secretaria conta com excelentes profissionais e entendo que o acompanhamento dos pais também conta muito para a educação do filho”, afirma Arthur Antonoff, pai de Ícaro, 8 anos, que está entrando na rede pública neste ano letivo de 2021. Ele vai cursar o 3º ano da Escola Classe 312 Norte.

 

O fato dele estar em um ambiente novo proporciona novas experiências e pode agregar bastante para sua formação. Apesar de acreditar em continuidade, acredito também que nesse ‘novo normal’ que estamos vivendo será uma boa mudança“, completa. Para Ícaro, a expectativa da volta às aulas é positiva: “Vai ser legal, tenho certeza absoluta que vou ter muitos amigos“, conta o pequeno.

 

Com o conhecimento adquirido como engenheiro de redes de comunicação, analista de tecnologia da informação e especialista em inteligência artificial, Arthur Antonoff fala sobre a importância do processo de construção social para que a comunicação entre professores e estudantes aconteça nas plataformas virtuais. Assim, entende que o processo de aprendizado remoto precisa de uma cooperação mútua entre família e escola.

 

Com o intuito de ampliar as possibilidades de acesso às aulas on-line, a Secretaria também disponibiliza o aplicativo Escola em Casa DF, que pode ser baixado gratuitamente pela Play Store e logado por estudantes que já estão cadastrados na plataforma Google Sala de Aula. Os alunos que não podem entrar na plataforma virtual, seja por limitação de aparelhos eletrônicos ou falta de internet, recebem em casa material com o conteúdo das aulas impresso. A distribuição é feita pelas escolas da rede.