Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/19 às 18h56 - Atualizado em 31/10/19 às 18h56

Peça teatral gratuita encanta os alunos do CEI 01 do Riacho Fundo II

Estudantes assistiram ao espetáculo “Sementes: quando o sonhadário germina”

 

Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF

 

A atriz brasiliense Caíse Tibúrcio encanta os alunos do CEI 01 do Riacho Fundo II. Luis Tavares, Ascom/SEEDF

 

Olhos atentos e risadas francas. Assim cerca de 150 meninos e meninas do Centro de Educação Infantil (CEI) 01 do Riacho Fundo II receberam o monólogo “Sementes: quando o sonhadáriogermina”. Criado pela atriz Caísa Tibúrcio, a peça aborda a sustentabilidade e o uso dos recursos naturais. O projeto tem como diferencial a presença da mediadora Luênia Guedes, responsável pelo mediato diálogo com espectadores.

 

Segundo a produtora Paula Sallas, a mediação pedagógica é relevante porque permite uma aproximação dos estudantes com o espetáculo. “Nem todas estão habituadas a frequentar espetáculos teatrais. Funciona como uma pré-sensibilização”, explica.

 

Já para a professora Lucimar Cardoso, os eventos têm papel importante na formação das crianças. “Às vezes elas não têm a oportunidade de estar junto com a família participando de eventos culturais. Eles gostam de participar, de ver e ouvir. É um momento muito rico.”, vibrou a docente.

 

Respeitável público

 

Luênia Guedes promove a mediação pedagógica com o público infantil. Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

 

Segundo Adriano Porto, proponente do projeto Teatro nas Escolas – Cultura, Reflexão e Sustentabilidade, o objetivo da ação é levar o teatro para dentro das escolas. Até o momento, a iniciativa já percorreu 12 unidades da rede pública de ensino do DF, proporcionando cultura a aproximadamente 1,7 mil estudantes.

 

Além da peça teatral de Caísa Tibúrcio, as relações de opressão que constroem o bullying reveladas no espetáculo “Fofinho, não! Balofo”, de Willy Costa e “Canoa de encantos”, do grupo Nutra, que aborda questões de identidade e da cultura afrodescendente, também fizeram parte do projeto. A apresentação no CEI 01 do Riacho Fundo encerrou a proposta.