Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/03/23 às 15h02 - Atualizado em 23/03/23 às 8h09

Pesquisa vai avaliar nível da alfabetização em todo o país

Professores do DF participam de trabalho que vai definir política nacional

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (22), a realização de uma pesquisa com professores das redes públicas para definir as diretrizes para uma política nacional de alfabetização de crianças por meio do Programa Alfabetiza Brasil. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão conduzindo a pesquisa, que tem a colaboração de quatro professoras da Secretaria de Educação do DF no trabalho inicial.

 

A secretária de Educação do DF e conselheira do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Hélvia Paranaguá, participou do anúncio do programa, que ocorreu na sede do MEC. “A gente gosta muito de participar das pilotagens do MEC pela proximidade de estarmos todos no DF e por acreditar que precisamos avançar muito nas políticas públicas, especialmente nesse problema de melhoria na alfabetização”, destacou Hélvia Paranaguá.

 

Programa foi anunciado em cerimonia na sede do MEC nesta quarta-feira com a participação da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Os órgãos ligados à Educação vão observar o desempenho de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em relação aos seus conhecimentos e habilidades na leitura e escrita para definirem políticas públicas de acordo com o que for observado. Os resultados devem ser apresentados em maio.

 

O objetivo é estabelecer, nacionalmente, qual deve ser o desempenho adequado de um aluno ao final do segundo ano do Ensino Fundamental em relação aos seus conhecimentos e habilidades na leitura e escrita.

 

Não há outro caminho que não seja pela educação porque é por ela que se constrói bases sociais e de justiça social. Nossa missão como MEC é construir e corrigir o que for necessário. O padrão de qualidade da leitura da criança está comprometido e sabemos que há uma discrepância idade/série que precisa ser corrigida”, frisou o ministro da Educação, Camilo Santana.

 

O presidente do (Inep), Manuel Palacios, destacou a necessidade de fazer esse levantamento diante das inúmeras discrepâncias identificadas entre as redes de ensino do país.

Governo do Distrito Federal