Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/04/20 às 17h12 - Atualizado em 15/04/20 às 18h39

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem vai até 17 de abril

Este ano, haverá aplicação de provas digitais para quem optar por esse formato

 

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

Simulado do Enem no CED 02, de Sobradinho. Foto: Tiago Oliveira

 

Termina na próxima sexta-feira (17/4) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes que cursam a 3ª série do Ensino Médio na rede pública estão entre aqueles que têm direito à isenção. O período de inscrições irá de 11 a 28 de maio.

 

Este ano, a principal novidade é a aplicação digital, em computador, para os primeiros 4.024 participantes que optarem por esse formato no Distrito Federal. No Brasil, ao todo, serão 100 mil. A diferença no cronograma das duas versões do Enem (Digital e Impresso) são as datas de aplicação das provas. Para o Enem Digital, as provas serão nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto o Impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro.

 

Apoio aos estudos

 

Estudantes do ensino médio estão tendo a oportunidade de continuar os estudos para as principais provas da educação. Nas terças-feiras e quintas-feiras, enquanto durar a suspensão das aulas presenciais, as transmissões de conteúdos são ao vivo nas TVs Justiça e Gênesis, das 9 horas ao meio-dia, com aulões voltados para o exame e também para o Programa de Avaliação Seriada (PAS). A programação é repetida das 13h às 16h na TV União. Diariamente, no site da SEEDF, são divulgados os temas das aulas.

 

A partir da próxima semana, em data a ser divulgada, os estudantes do Ensino Médio que tiverem internet também terão acesso à plataforma Google Sala de Aula, onde irão encontrar seus professores e conteúdos de todos os componentes curriculares. Em breve, a Secretaria irá divulgar o passo a passo de acesso à plataforma.

 

Também nos próximos dias, será publicado o chamamento público aberto às operadoras para proporcionar pacotes de dados patrocinados aos estudantes e professores. Com isto, os usuários poderão acessar a plataforma gratuitamente, sem gastar seus pacotes pessoais. O uso também será possível aqueles que não têm contas de internet, mas possuem sinal em sua região.

 

O DF conta com cerca de 80 mil estudantes cursando o Ensino Médio em 91 escolas da rede pública que atendem esta etapa educacional. Na 3ª série, são 21 mil.

 

Isenção

 

Além dos estudantes da 3ª série da rede pública, têm direito à isenção da taxa de inscrição:

 

 pessoas que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

 

aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

Peça AQUI a isenção e acesse a Página do Participante com todas as informações sobre o Enem.