Estudantes do ensino médio de escolas públicas são desafiados pela iniciativa da Samsung a encontrar soluções com ciência e tecnologia para demandas reais
Da Redação – Ascom/SEEDF
A 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã está com inscrições abertas até o dia 30/6 e são gratuitas. A proposta busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas, orientados por professores que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.
As inscrições devem ser feitas pelos docentes, por meio do website ou aplicativo do prêmio, disponível para download.
Em 2021, os participantes serão estimulados a encontrar alternativas, por meio da aplicação prática de ciência e tecnologia, para resolver questões locais. A ação tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo dos concorrentes, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas.
As equipes participantes devem ser constituídas de 3 a 5 integrantes. Cada um dos grupos precisa desenvolver um projeto que destaque o uso desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.
“Como é o lugar onde você vive? Quem são as pessoas que compartilham esse espaço com você? Como tornar esse lugar melhor para viver e conviver? ” São alguns dos questionamentos utilizados pelo Prêmio Respostas para o Amanhã, como convite para ideias e ações que possam fazer diferença na vida das comunidades em que os estudantes residem e também no mundo.
Solve for Tomorrow – Construindo Respostas para o Amanhã é uma iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, que em 2021 ocorre em 35 países. Conhecida no Brasil como Prêmio Respostas para o Amanhã, as edições acontecem desde 2014.
Abordagem STEM
A premiação tem foco na abordagem STEM como inspiração para despertar o interesse dos estudantes pelas áreas do conhecimento exigidas na competição. A proposta é incentivar a busca dos jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas.
A abordagem STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) – parte de um desafio ou problema que possibilita múltiplas soluções ou respostas. É uma abordagem em que as Ciências encontram apoio na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para criar soluções inovadoras.
Etapas da premiação e prêmios
Os semifinalistas serão anunciados em agosto, e os finalistas, em outubro. Em novembro, será feita a divulgação dos vencedores que serão definidos por uma Comissão Avaliadora junto ao júri popular.
Estudantes, professores e escolas responsáveis pelos projetos serão contemplados com certificados e prêmios, conforme cada etapa de seleção. Para os projetos semifinalistas, o professor orientador e até um docente parceiro irá ganhar um notebook Samsung.
No caso dos projetos finalistas, ocorrerá a participação das dez equipes na II Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã e um notebook Samsung para cada estudante das 10 equipes finalistas.
Como prêmios para os projetos vencedores nacionais, os estudantes irão ganhar da Samsung, um smartphone, para o 1º lugar, um tablet para o 2º e um smartwatch para o 3º.
Participação do DF no Prêmio Respostas para o Amanhã
Na edição de 2016, o Distrito Federal contou com dois projetos que ficaram entre os 25 vencedores regionais: ”Projeto Desenvolvimento de painéis de isolamento térmico para redução da temperatura na sala de aula, ” do Centro de Ensino Médio da Asa Norte e o “Projeto Sustentabilidade no processamento de alimentos com o uso do monjolo seriado, ” do Centro de Ensino Médio 111, do Recanto das Emas.
Em 2017, na 4ª edição do Prêmio, o Distrito Federal também marcou presença na competição e garantiu colocação entre os 25 projetos vencedores regionais. O grupo participante concorreu com a iniciativa “Agrourbano plantando água”, do Centro Educacional Agrourbano Ipê Riacho Fundo, localizado na cidade do Riacho Fundo II.
“A escola nos proporciona uma vivência muito bacana e fazer parte desse projeto foi uma honra. O CED Agrourbano Ipê tem como objetivo passar essa conscientização e o uso consciente da água. Fazer parte do desenvolvimento desse projeto foi maravilhoso, e o mais bacana, ainda sermos reconhecidos por isso, foi muito show”, relembra Nathália Cabral. Em 2017, a jovem estava no 2º ano, do ensino médio, na unidade educacional do Riacho Fundo II, e, atualmente, é estudante universitária do curso de Fisioterapia.
Cronograma para a edição brasileira de 2021 do Solve For Tomorrow
23/3 a 30/6 | ▏Inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes |
1/7 a 02/8 | ▏Avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação |
3/8 | ▏Anúncio dos Semifinalistas |
9/8 a 30/9 | ▏Mentorias aos semifinalistas |
8/10 | ▏Anúncio dos finalistas |
13/10 a 12/11 | ▏Mentorias aos finalistas |
11 a 17/11 | ▏Votação para definir vencedores do Júri Popular |
17/11 | ▏Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra |
18/11 | ▏Respostas para o Amanhã – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular |
Solve For Tomorrow no Brasil
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
A Coordenação geral do prêmio é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
══Mais informações══════════════════════════════════
Solve for Tomorrow – Construindo Respostas para o Amanhã