18/04/24 às 16h57 - Atualizado em 19/04/24 às 18h51

Professora da SEEDF apresenta pesquisa em congresso em Lisboa

Estudo publicado na Revista Com Censo promove reflexão sobre bem-estar no trabalho

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

A professora da Secretaria de Educação do DF apresentou o estudo publicado na revista Com Censo no Congresso Português de Psicologia Positiva | Foto: Arquivo pessoal.

Em mais uma ação que valoriza a política pública de bem estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), representada pela servidora e professora da rede pública de ensino do DF Alessandra Gmaf, apresentou a pesquisa “Reconexão com o projeto de vida: caminho para o bem-estar docente” no IV Congresso Português de Psicologia Positiva, em Lisboa, Portugal.

Publicada na revista científica Com Censo, a pesquisa foi elaborada em parceria com a professora Tamar Rabelo, também professora da SEEDF, pesquisadora e doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), que não pôde estar presente no evento em Lisboa. A apresentação ocorreu no início do mês, entre 3 e 5 de abril, e destacou os resultados da pesquisa realizada com os participantes do curso de formação da Eape “Bem-estar e Qualidade de Vida – Projeto de Vida”. Clique aqui e acesse a pesquisa na íntegra.

A participação da servidora da SEEDF no evento internacional destaca o reconhecimento do trabalho e a contribuição para o avanço da Psicologia Positiva e das práticas de saúde mental no cenário educacional brasileiro e internacional. “Agradeço a Secretaria de Educação e a secretária Hélvia Paranaguá, que não mediu esforços em apoiar a minha participação no evento. A escolha do artigo expressa como a SEEDF pode protagonizar a articulação de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida dos seus servidores“, celebra Alessandra.

Ela conta que o estudo despertou curiosidade entre os participantes portugueses, em reunir aprendizados sobre políticas públicas como essa, já que eles ainda não as possuem em seu país. O trabalho foi selecionado entre os enviados internacionalmente, ressaltando a relevância do estudo cujo os resultados apontaram uma ampliação da percepção de bem-estar a partir das variáveis estabelecidas na pesquisa feita com os servidores das carreiras de Assistência e Magistério da SEEDF. O estudo foi realizado em duas etapas por meio da aplicação de formulários com questões fechadas e abertas, para avaliar as hipóteses de impactos gerados pela formação nos campos pessoal, profissional e na compreensão do próprio projeto de vida dos cursistas.

Uma das teorias que embasa o estudo é a da Psicologia Positiva, que visa oferecer nova abordagem às potencialidades e virtudes humanas, estudando processos que contribuem para o bem-estar, no lugar de priorizar o estudo das patologias. “A Psicologia Positiva consiste numa prática de valorização dos aspectos geradores de bem-estar e qualidade de vida, estimulando a identificação de práticas positivas e a busca por mais felicidade na vida profissional e pessoal”, explica a servidora. “É uma prática que pode ser utilizada em complementaridade com outras práticas terapêuticas, tradicionais ou alternativas“, completa.

Alessandra, servidora da SEEDF há 31 anos, atualmente é lotada no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Professor Walter José de Moura, que pertence à Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga. Ela trabalha com diferentes projetos como a implementação do primeiro programa de equoterapia da rede pública de educação do Brasil e iniciativas de projetos relacionados à comunicação não violenta e educação socioemocional, temáticas abordadas nas formações e oficinas voltadas para o bem-estar dos servidores da educação, além de se dedicar a estudos e pesquisas científicas voltados para essa área.

Alessandra Gmaf é servidora da SEEDF há 31 anos e trabalha com diferentes projetos sobre qualidade de vida no trabalho | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Qualidade de vida

O artigo apresentado no congresso internacional ressalta a relevância de políticas públicas voltadas para a promoção do bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho, especialmente no contexto educacional. A Diretoria de Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho prevê, inclusive, a oferta de oficinas ao longo do ano para abordar a temática para os servidores da SEEDF. A Pasta regulamenta o tema por meio de duas portarias:

Portaria nº 287, de 26 de setembro de 2018, que regulamenta a Política de Valorização, Promoção de Bem-estar e de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho de servidores e demais agentes públicos da SEEDF

Portaria n° 281, de 10 de junho de 2021, que institui a Política de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-estar para Servidores Públicos da SEEDF no Ambiente de Trabalho e para Servidores Aposentados – PQVT/SEEDF.

A criação da Política de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-estar para Servidores Públicos da SEEDF evidencia um compromisso institucional em promover um ambiente de trabalho mais saudável e propício ao desenvolvimento pessoal e profissional dos seus servidores.