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19/06/20 às 11h34 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Professores da Educação Infantil estreitam laços com as famílias

O sucesso de mais de 45 mil crianças de 0 a 5 anos que retomam as aulas no dia 29 depende dos laços entre pais, mães e responsáveis e da compreensão do papel de cada um

 

Maria Rita Guedes, Ascom/SEEDF
Edição: João Alberto Ferreira, Ascom/SEEDF

 

Na casa do pequeno João Cassiano Sousa de Araújo Mendes, de 4 anos, o apoio da família tem sido fundamental para que ele mantenha o vínculo escolar com o Jardim de Infância 404 Norte, onde está matriculado. Além de João já estar familiarizado com as atividades encaminhadas pelos professores, por meio digital, ele também acompanha a programação das teleaulas na presença dos pais. “Estamos acompanhando as aulas pela TV. Tem sido bastante divertido. A gente nota que as teleaulas estão se aprimorando com o passar dos dias. É notável o esforço e a dedicação dos profissionais da educação para atender essa necessidade de nos reinventar, inclusive como sociedade”, diz a mãe de João, Karine Nair Sousa de Oliveira.

 

| João Cassiano Sousa de Araujo Mendes, de 4 anos, já desenvolve as atividades escolares com apoio da família. | Foto: Arquivo pessoal

 

Na outra ponta – dos computadores, tablets, mobiles, TVs, impressos – estão professores igualmente dedicados. Pensando na sintonia necessária para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor forma pelas crianças, parte das novas atribuições dos docentes será estreitar os vínculos com as famílias dos alunos. Na retomada com aulas mediadas do ano letivo 2020, a partir do dia 29 de Junho, muitas crianças, assim como João, vão iniciar a vida escolar conhecendo uma nova realidade educativa, longe dos professores, perto da família.

 

Pensando nesta nova realidade, a professora do 1º período do Jardim de Infância 106 Norte, Ryntia Ryan Pereira Diniz, organizou seus conteúdos e tarefas. “Minha preocupação na elaboração das atividades que propus foi deixar o seu objetivo claro aos pais, porque são eles que vão acompanhar de perto o aprendizado”, esclarece. Ela também prepara um passo a passo ilustrado para cada atividade.

 

Em algumas unidades de Educação Infantil, manter o engajamento das crianças, mesmo de longe, é uma rotina, como já acontece na escola do João, que atende em dois períodos 156 crianças de 4 a 5 anos. A aconchegante escolinha na 404 Norte tem hoje oito salas de aulas fechadas, mas todo o contato com as crianças vem ocorrendo por meio virtual, com o apoio das famílias. “Nossos aliados estão sendo os vídeos. Fizemos alguns que foram enviados às famílias, e lá as crianças tiveram a oportunidade de interagir com os professores”, conta a vice-diretora da unidade, Maria Fernanda de Freitas.

 

| A vice-diretora do Jardim de Infância 404 Norte, Maria Fernanda de Freitas, na elaboração de atividades para as crianças. | Foto: Maria Rita Guedes, Ascom/SEEDF

 

O mesmo aconteceu no Centro de Educação Infantil (CEI) 01 do Gama, que atende em dois períodos 320 crianças de 4 e 5 anos. “Para manter o contato, criamos grupos virtuais para disponibilizar as atividades e iniciamos o contato com os pais para saber quem vai precisar de material impresso”, informou a diretora do CEI, Angélica Matos de Souza. “O ensino mediado é uma novidade para todo mundo, família, alunos e professor e tal como acontece com as novidades, traz dificuldades que vamos resolver ao fim de um processo de adaptação”, ponderou.

 

Responsabilidade conjunta

 

As famílias também serão responsáveis pelo acesso à plataforma. “Tanto o e-mail que precisa ser criado quanto o cadastro das crianças será feito pelas famílias. Para a confirmação da frequência verificada pelo acesso à plataforma, solicitamos o acesso diário das famílias. A recomendação é que a criança tenha acesso às atividades da plataforma acompanhadas de um adulto da família”, orienta a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF, Andréia Martinez.

 

Andréia diz que o tempo necessário à aprendizagem considera as peculiares da faixa etária. “Além da programação televisiva, os professores da Educação Infantil também podem se organizar para gravar suas videoaulas, que serão compartilhadas pela plataforma, além de propor outras atividades interativas. Nossa orientação é que esses profissionais busquem atividades que não exponham as crianças a um período superior de uma hora diária em frente à tela, o que está de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria”, recomenda Andréia.

 

Engajamento à distância

 

Para que o retorno das aulas não presenciais aconteça da melhor maneira para os pequenos estudantes, as coordenações regionais de ensino (CREs), com o apoio da Diretoria de Educação Infantil, realizaram encontros virtuais para orientar os profissionais que atuam na Educação Infantil. “Também preparamos um Manual com Orientações Pedagógicas para o atendimento remoto nessa etapa de ensino, com orientações aos profissionais da área de como realizar seu trabalho pedagógico remotamente”, conclui a diretora de Educação Infantil.

 

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