22/11/23 às 15h25 - Atualizado em 22/11/23 às 19h00

Professores vão levar lições empreendedoras para escolas do DF

Docentes da rede pública fizeram curso de formação oferecido pelo Sebrae

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Professores que se destacaram no curso foram premiados | Foto: Felipe de Noronha,  Ascom/SEEDF

Lições de empreendedorismo serão levadas às escolas públicas do DF. Na noite desta terça-feira (21), uma cerimônia realizada no restaurante Coco Bambu marcou o encerramento do Programa de Formação Continuada oferecido pelo Sebrae.  Além disso,  11 professores que se destacaram no curso foram premiados como Docentes Empreendedores.  A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Sebrae-DF, que tem o foco de capacitar  professores da rede pública, visando integrar o empreendedorismo no ambiente educacional. Ao todo, 555 educadores fizeram o curso.

Ao longo dos intensos 18 meses de duração do curso, os docentes foram desafiados a aplicar práticas empreendedoras no contexto escolar, alcançando mais de 90 mil estudantes da rede pública. A cerimônia de premiação contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia, Paranaguá, o secretário executivo da Pasta, Isaías Aparecido, e a superintendente do Sebrae, Rose Rainha.

Hélvia Paranaguá destacou a importância de abraçar projetos que integram o empreendedorismo na educação. “Este programa não apenas enriqueceu o repertório dos professores, mas também teve um impacto significativo na vida de nossos estudantes. O reconhecimento desses professores exemplares é uma valorização do esforço coletivo pela melhoria do ensino da rede pública do DF. é um mérito para aqueles que têm dedicado tempo e esforço para moldar o futuro do nosso país através da educação”, disse em seu discurso.

A superintendente do Sebrae, Rose Rainha, expressou sua satisfação com os resultados. “O empreendedorismo na educação é um pilar para o desenvolvimento socioeconômico e esses professores são verdadeiros agentes de transformação.”

Classificação

O programa de formação continuada desempenha um papel fundamental na preparação de professores, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos para transmitir efetivamente as habilidades empreendedoras aos seus alunos. Os premiados foram selecionados com base em critérios como inovação no ensino, engajamento dos alunos e contribuição para o fortalecimento do espírito empreendedor.

As professoras Aline Paixão, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 120 de Samambaia, e Miriam Assunção, da Escola Bilíngue de Taguatinga, foram escolhidas para o primeiro lugar e ganharam uma viagem para Barcelona. Para elas, receber o prêmio é mais que um reconhecimento pessoal. “Isso tudo o que está acontecendo é a validação de anos dedicados a moldar mentes empreendedoras. A oportunidade de participar do programa de formação do Sebrae foi transformadora, e ver os frutos desse investimento reflete o comprometimento não apenas com o ensino, mas com o futuro dos nossos alunos”, afirmou Aline.

A outra educadora premiada, Miriam Assunção, destacou a importância do programa no desenvolvimento profissional e na construção de uma abordagem pedagógica mais alinhada com as demandas do mundo atual. “ O Sebrae proporcionou uma experiência única, desafiadora e enriquecedora. Estar entre os premiados é a confirmação de que a educação empreendedora não é somente uma disciplina, mas uma mentalidade que podemos instigar em nossos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios com criatividade e resiliência”, finaliza.

A imersão internacional não apenas reconhece o esforço das ganhadoras, mas também oferece uma oportunidade de aprimorar ainda mais suas habilidades e perspectivas. Durante a estadia, que acontece do dia 7 a 14 de dezembro, terão a chance de visitar instituições de ensino locais e poderão conhecer a rica cultura de Barcelona.