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13/01/24 às 14h00 - Atualizado em 22/01/24 às 14h32

Programa atendeu mais de 4 mil estudantes em 2023

Ações conscientizam alunos da rede sobre preservação do meio ambiente

Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

 

O ano de 2023 foi marcado por muitas conquistas para a unidade de educação ambiental (Educ), do Instituto Brasília Ambiental. O programa Parque Educador, que atende estudantes das escolas públicas do Distrito Federal, completou cinco anos e teve o melhor desempenho pós-pandemia, realizando 16.475 atendimentos a 4.234 alunos, em sete unidades de conservação, além da realização de três eventos próprios.

 

O chefe da Educ, Marcus Paredes, considera que foi o ano de superação das restrições causadas pela pandemia. “Excetuando os períodos de férias, atendemos de forma plena o ano inteiro. Foi um sucesso. Estou muito orgulhoso de fazer parte da equipe da educação ambiental e atender as crianças das escolas públicas nos nossos parques. Esse trabalho de excelência é coordenado, no Instituto, pelo educador ambiental Luís Felipe Blanco, e executado pelos professores da Secretaria de Educação, que são muito bem capacitados”, explica.

 

O projeto Parque Educador realizou 16.475 atendimentos a 4.234 alunos em 2023 | Foto: Divulgação/ Instituto Brasília Ambiental

 

Paredes destaca, ainda, o programa Eu Amo Cerrado. “A publicação do Cartaz das Abelhas superou nossas expectativas porque conseguimos envolver uma comunidade muito grande. Dentro desse programa, no fim do ano, conseguimos publicar o Cerrado Yoga, que vai apoiar os professores do Parque Educador, os praticantes de yoga, e as pessoas que gostam de frequentar os parques”, conta.

 

O Eu Amo Cerrado é uma campanha de divulgação e sensibilização para a valorização do bioma Cerrado, é voltado a estudantes e público em geral, realçando a biodiversidade catalogada mais presente nas unidades de conservação do DF. Em 2023, foram atendidas oito mil pessoas e realizados dois eventos próprios, além de 24 em parceria. O projeto ainda foi responsável por três novas publicações (Almanaque do Fogo, Cerrado Yoga e Cartaz das Abelhas do Cerrado) e pela reimpressão de oito cartazes.

 

Os projetos de educação formam futuros cidadão mais conscientes com relação a assuntos ambientais

 

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressalta a importância da área de educação ambiental: “Tudo começa na educação. Quando mudamos hábitos para melhor, mudamos o mundo, e o trabalho de educação ambiental do instituto tem maior enfoque nas crianças, que são os futuros cidadãos. São elas que estarão à frente do nosso DF daqui a alguns anos, portanto é um trabalho de base. A equipe está de parabéns”.

 

Mais realizações

 

Outras ações que caracterizam o sucesso do ano na área de educação ambiental é o desempenho do Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado no Jardim Mangueiral, e administrado em parceria com o Movimento Comunitário Jardim Botânico (MJCB), e do Programa de Educação Ambiental para o Licenciamento (PEAs).

 

O CPS atendeu 25 mil pessoas, executou 112 projetos e realizou 300 ações. Entre as ações destacam-se as oficinas sobre como fazer a separação correta dos resíduos, conversas com catadores de materiais recicláveis, oficinas sobre compostagem, plantio, reaproveitamento de alimentos, dentre outras.

 

Entre as ações destacam-se as oficinas, conversas e atividades lúdicas

 

Já em termos de projetos desenvolvidos no CPS podem ser destacados os do Viveiro de Mudas Medicinais, que teve como objetivo promover a conscientização ambiental para crianças e adultos, e o Oikos – Horta e Cozinha Natural -, que teve por objetivo a adoção de práticas sustentáveis com uma alimentação natural e mais saudável. Também foram realizadas atividades e oficinas voltadas para o plantio, compostagem, com foco principal no reaproveitamento de alimentos e na promoção de uma alimentação mais saudável.

 

No que se refere ao PEAs 2023 fechou com 95 programas, formalizados em processos, em análise. Os PEAs visam orientar e direcionar os licenciados ambientais na elaboração e execução dos Projetos de Educação Ambiental, requisito obrigatório em processos de licenciamento ambiental que demandem medidas mitigadoras ou compensatórias.

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