5/03/21 às 9h42 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Programa de sábado: concerto virtual da Escola de Música

Encerramento do Curso Internacional de Verão será transmitido no YouTube com obras em homenagem a Aldir Blanc e Ennio Morricone

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

O programa para o fim de semana está garantido com concerto virtual de encerramento da 42ª edição do Curso Internacional de Verão. Ele será exibido a partir das 20h deste sábado, 6, no canal da Escola de Música de Brasília no YouTube.

O concerto terá uma seleção de vídeos musicais enviados pelos professores que ministraram aulas on-line no 42º Civebra. A obra de abertura terá os cravistas Isabel Kanji, de São Paulo, Alessandro Santoro, de São Paulo, e Fernando Cordella, de Porto Alegre. As interpretações serão voltadas às obras dos homenageados dessa edição, os compositores Ennio Morricone e Aldir Blanc.

O 42ª Civebra teve recorde de participação, com 9.300 inscrições. Letícia Georg faz parte desse time da música. Ela é estudante do curso técnico em clarinete. “Eu participo do Civebra desde a edição de 2018 e essa foi a primeira vez que o curso foi de forma remota. Achei um ponto positivo ter aulas de um mesmo curso em todos os turnos, e as aulas continuaram tão legais e enriquecedoras quanto eram no presencial. Com certeza faz falta a prática em grupo, mas compensou pelo fato de ter pessoas de vários estados conseguindo participar”, conta.

Foram ofertadas 40 modalidades aos estudantes de todos os níveis, básico ao avançado — como acordeom, arranjo, áudio e gravação, bateria, canto erudito, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, percussão, piano, saxofone, trompa, oboé e violão, por exemplo. As aulas aconteceram durante duas semanas, de forma intensiva, em três turnos – manhã, tarde e noite – com professores intercalando-se nos turnos.

“Em breve teremos um novo concerto para que os alunos do Curso de Verão possam mostrar seu talento musical com os resultados desses dias de aprendizado”, adianta o diretor da Escola de Música de Brasília, Davson de Souza.

▍Momento especial

O curso teve professores convidados de todas as regiões do Brasil e do Exterior. Uma homenagem especial veio dos Estados Unidos. Júlio Ribeiro Alves foi aluno da Escola de Música de Brasília entre os anos de 1979 e 1989. Atualmente, é professor de violão erudito na Universidade Marshall (EUA).

O início de sua formação musical esteve intimamente ligada à escola. Foi lá também que conheceu o compositor Luciano Fleming. O mestre atuou na Escola de Música Brasília por várias décadas e faleceu no ano passado, após ter covid.

É uma coisa maravilhosa ver a música continuar a florescer. Tantos professores com paixão e compromisso passando isso para outras pessoas❞

Júlio Ribeiro Alves, ex-aluno da Escola de Música de Brasília

Ao som do violão, tocando uma composição do próprio Luciano Fleming, Júlio prestou essa homenagem em um momento especial do Curso de Verão.

“Eu reencontrei Luciano quando vim ao Brasil em 2018. De lá para cá retomamos o contato e ele me passou algumas peças de sua autoria. Estávamos trabalhando juntos nisso para uma gravação quando veio a notícia de que estava com covid, e seu falecimento alguns dias depois. Tenho certeza de que essa homenagem no encerramento do concerto é o sentimento partilhado por muitas pessoas. Ele era um compositor de muita relevância e importância no cenário da capital”, conta, emocionado.

Júlio acrescentou ainda que essa edição do Civebra foi uma oportunidade de mostrar a importância da música diante desse contexto de pandemia: “É uma coisa maravilhosa ver a música continuar a florescer. Tantos professores com paixão e compromisso passando isso para outras pessoas”.