Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/11/19 às 15h39 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Programa educativo forma guardiões do trânsito nas escolas

Alunos tiveram aulas sobre o assunto e fizeram uma blitz em parceria com policiais

 

Nathália Borgo, ascom/SEEDF

 

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Estudantes do 4º ano da Escola Classe 111 Sul participaram nesta sexta-feira (29/11) do encerramento do III Curso de Guardiões do Trânsito do Programa Educacional de Segurança no Trânsito. Durante toda a semana, foram realizadas palestras, vídeos e aulas para os estudantes sobre conscientização, respeito e preservação da vida. Ao todo, cinco encontros (quatro teóricos e um prático). O encerramento teve até blitz educativa para abordar motoristas, motociclistas e pedestres nas ruas.

 

Entre as 42 crianças participantes do projeto, a Giovanna Barreira foi uma das que elogiou a atuação do Comando de Policiamento de Trânsito na escola. “A semana foi muito boa, todo mundo gostou de participar. Eu entendi que estava fazendo coisas erradas na rua. Agora vou pedir para os meus pais fazerem a coisa certa também e ensinar a eles o que aprendi com os policiais”, disse.

 

A vice-diretora Jihad Jaber contou que o programa foi apresentado aos estudantes pela PMDF ainda no primeiro semestre deste ano. “Fizeram, então, a proposta da escola participar do projeto piloto com um cunho mais pedagógico. As crianças e os professores receberam bem a ideia. Acredito que é um projeto que vai dar certo. Em Brasília, apesar de sermos referência em respeito no trânsito, como em relação à faixa de pedestre, são as crianças que vão melhorar ainda mais essa questão”, destacou.

 

Na aula prática desta sexta-feira, as meninas e os meninos receberam um mini talão de fiscalização de trânsito, onde continham quatro missões a cumprir. Na primeira, Faixa de Pedestres, os estudantes tinham que identificar a sinalização e a qualidade das pinturas; na segunda, Semáforo, observar os sinais visuais e sonoros; na terceira, Motociclistas, notar se as viseiras estavam abertas, a adequação dos capacetes, uso do calçado ideal e do celular durante a pilotagem; na quarta e última missão prática, Blitz, os estudantes questionaram os motoristas se já dirigiram sem cinto de segurança, alcoolizados ou se usaram o celular ao volante.

 

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

“Nossa missão aqui é realmente formar guardiões do trânsito. As crianças aprendem o que passamos em sala de aula e levam o conhecimento para os familiares. A partir do momento em que elas detectam uma infração de trânsito, a intenção é justamente orientar e corrigir o condutor. Por isso, nosso objetivo é expandir o programa e conseguir atender mais escolas.

 

“Esse projeto é pioneiro e está sendo desenvolvido pela Polícia Militar através do Comando de Policiamento de Trânsito, pelo qual levamos conhecimento para crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Passamos para elas noções de ética e cidadania e conhecimentos da legislação de trânsito. Nosso intuito, hoje, é formar verdadeiros guardiões”, afirmou o subtenente Sávio Galeno, coordenador do Programa de Educação para o Trânsito (Proest).

 

A estudante Giulia Jnsen garantiu que, a partir de agora, com tudo o que aprendeu, não vai mais cometer erros no trânsito. “É muito importante não correr na faixa, olhar para os dois lados e atravessar com calma”, alertou.

 

O Curso de Guardiões do Trânsito já foi realizado também nas unidades da Asa Norte, a EC 403 e EC 312. Todos os participantes, ao final do curso, fizeram o juramento: “prometo, que a partir de hoje, honrarei o compromisso de ajudar a sociedade a ter um trânsito mais seguro. Reconheço minha missão de orientar, auxiliar e ensinar a todas as pessoas que eu puder. E assim, eu me torno hoje, um guardião do trânsito”. E, firmado o compromisso, receberam a carteirinha do guardião.

 

Governo do Distrito Federal