Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/19 às 15h32 - Atualizado em 19/06/19 às 16h22

Programa Eleitor do Futuro está com inscrições abertas

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

As escolas que atendem os anos finais do ensino fundamental podem se inscrever  no Programa Eleitor do Futuro até o dia 15 de julho, preenchendo o formulário disponibilizado na internet. A inciativa é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TER-DF) e a Secretaria de Educação do DF (SEEDF). O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância do exercício da cidadania de forma consciente por meio do voto.

 

O programa desenvolve eleições no formato similar ao pleito oficial e os estudantes votam em propostas, utilizando título eleitoral “fictício” e, em dia previamente determinado, ocorre a eleição parametrizada, com o uso de urna eletrônica. O dia segue a forma tradicional, com o auxílio de mesários selecionados entre alunos e treinados pelo TRE-DF.

 

Antes das eleições, os candidatos, também estudantes, fazem todas as etapas da campanha eleitoral e debatem suas propostas. Todo esse processo pode ser utilizado para incluir discussões de temas e conteúdos relevantes para a sociedade.

 

O pleito será em outubro, em data a ser definida pelo TRE. Dois professores da SEEDF atuam com o tribunal na realização do programa. Esses profissionais também estão disponíveis para visitar as escolas e ajuda-las no planejamento das ações.

 

Mais informações podem ser obtidas na SEEDF, por meio do e-mail diproj.subeb@edu.se.df.gov.br, ou no TER-DF, pelo telefone 3048-4354.