Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/02/23 às 15h49 - Atualizado em 27/02/23 às 16h03

Projeto leva cinema a escolas da rede pública de ensino

Ação vai exibir longa-metragem em dez unidades escolares do DF

Da Agência Brasília

 

Mariana nunca foi ao cinema. A estudante de 17 anos já ouviu falar maravilhas da sala escura com tela gigante, do cheiro de pipoca no ar, das poltronas confortáveis. Mas a zona rural de Brazlândia, onde vive com a família, fica longe. E a rotina puxada de aluna do ensino médio deixa pouco tempo livre para viver a experiência. Pelo menos até agora.

 

O Centro Educacional (CED) Incra 8, colégio onde Mariana Baima estuda, será o primeiro do Distrito Federal a receber o Cinema nas Escolas. O projeto vai levar o novo filme do diretor José Eduardo Belmonte, O Pastor e o Guerrilheiro, até dez instituições públicas de ensino. Serão 18 sessões no total, seguidas de debates com integrantes da equipe do filme.

 

Estou muito ansiosa para participar desta sessão de cinema aqui na escola. Eu nunca vi filme em um grande telão, é sempre na TV mesmo”, conta Mariana. “Fora que meus amigos vão estar juntos, vai ser uma experiência ótima. Posso até convidar a minha mãe para ir junto, olha que legal.”

 

CED Incra 8 será a primeira escola do Distrito Federal a receber o Cinema nas Escolas. Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O Cinema nas Escolas é uma oportunidade de levar até os alunos a experiência do cinema. O projeto começa nesta terça-feira (28) e segue até 16 de março, com exibições abertas não só aos jovens, mas também aos seus familiares. Todas as projeções serão feitas em equipamento profissional – uma tela de 3,5 x 7 m com padrão digital de cinema (DCP), que garante som e imagem de alta qualidade.

 

A produtora executiva Kakau Teixeira ressalta que o Cinema nas Escolas vai além da simples exibição de um filme. “As escolas recebem um guia, preparado por nossa coordenadora pedagógica, que destrincha os temas que perpassam o filme, como ditadura militar, tortura, exclusão dos direitos…”, afirma. “Dessa forma, os professores podem trabalhar esses assuntos com os alunos antes da sessão”.

 

Diretora do CED Incra 8, Solange da Cunha Pereira observa que O Pastor e o Guerrilheiro abordam uma temática presente no currículo do Ensino Médio. “Além de enriquecer as aulas, o filme resgata momentos duros do nosso país, fatos importantes para quem quer entender a fundo a história do Brasil”, aponta. “Acreditamos que todos os nossos 600 estudantes vão participar da sessão, além de integrantes da comunidade”.

 

O Cinema nas Escolas é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (Aacic), com a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e o apoio do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) e da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). O projeto foi financiado por emenda parlamentar da deputada distrital Arlete Sampaio, no valor de R$ 300 mil.

 

Cinema nas Escolas

 

Confira a programação do projeto, que passará por dez escolas do Distrito Federal. As exibições começam nesta terça-feira (28) e seguem até 16 de março.

 

Dia Local Horário das Sessões Assunto
28/2 CED Incra 8 – Brazlândia 13h10 e 15h30 Debate com o ator Miquéias Paz após a sessão das 15h30
2/3 CEM Setor Oeste – Asa Sul (exibição será na Upis) 9h e 15h Debate com o ator Buda Lira após a sessão das 15h
3/3 CEM 02 – Ceilândia 7h30 e 19h Debate com o ator Buda Lira após a sessão das 19h
7/3 CEM TN – Taguatinga (exibição será no Teatro Sesc Paulo Autran) 7h30 Debate com a atriz Ana Hartmann e o ator Miquéias Paz após a sessão
8/3 CED 01 – Guará 20h Debate com a atriz Ana Hartmann após a sessão
9/3 CEM 4 – Ceilândia 8h e 14h Debate com a atriz Gabriela Correa após a sessão das 14h
10/3 CEM 1 – Gama 8h e 13h45 Debate com a atriz Gabriela Correa após a sessão das 13h45
13/3 Cemab – Taguatinga 9h e 14h Debate com o músico Genésio Tocantins após a sessão das 14h
15/3 CEAN – Asa Norte (exibição será na ADUnB) 9h15 Debate com o ator Cesar Mello e o músico Genésio Tocantins após a sessão
16/3 IFB – Recanto das Emas 14h, 16h e 19h Debate com o diretor José Eduardo Belmonte após a sessão das 19h

 

Governo do Distrito Federal