Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/04/23 às 17h50 - Atualizado em 2/05/23 às 18h07

Projeto leva oficinas de percussão para estudantes da rede

Eles também aprendem a dançar ritmos brasileiros como catira, maracatu e frevo

Camily Oliveira*, Ascom/SEEDF

 

Eles começam tímidos e se soltam aos poucos. Na última quinta-feira (27), os alunos do CAIC Walter José de Moura, de Águas Claras, tiveram uma tarde divertida. Eles receberam a visita do projeto Batuco e Danço e puderam dançar e pular ao som da percussão. “Eu aprendi a dançar um ritmo que eu nunca tinha ouvido falar. Gostei muito, achei divertido“, disse Adne Santos, 10 anos, depois de participar de uma roda de ciranda.

 

Oficinas de percussão animam estudantes de Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Guará e Arniqueiras | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

 

O projeto é uma iniciativa do Coletivo Educação pela Arte e tem como objetivo levar às escolas da rede pública do Distrito Federal oficinas teóricas e práticas de dança e percussão.  A cultura popular brasileira é a fonte para o desenvolvimento artístico das crianças ao conhecimento histórico sobre sua própria origem. O projeto tem a intenção de acender uma chama na criança para ela buscar saber mais sobre o a cultura artística brasileira.

 

A temporada de 2023 começou em março, prossegue em abril, e vai até 3 de maio. No total, seis mil estudantes de Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Guará e Arniqueiras participaram das oficinas. Nesta quarta-feira (3), recebem a visita do coletivo os estudantes do Centro de Educação Infantil Águas Claras (Ceiac).

 

O projeto é conduzido por uma equipe com professores, dançarina, músicos e arte-educadores. Eles ensinam percussão e dançam com os alunos. Na oficina de dança, por exemplo, a dançarina Isabella Rovo explora os ritmos brasileiros como catira, coco, maracatu, congada e frevo, convidando os estudantes a um nas manifestações musicais tradicionais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. “Eu sempre procuro trabalhar danças que podem ser feitas coletivamente para os alunos perderam a vergonha. E ensino passos que trabalhem a coordenação motora das crianças”, explica Isabella.

 

A oficina de dança é um mergulho na cultura popular brasileira | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

 

Já na oficina de percussão, a batucada é realizada a partir de ritmos brasileiros, especialmente os mais presentes na região Centro-Oeste. “Na prática, são as crianças que nos mostram a importância de estarmos nas escolas. Partilhamos conhecimentos da cultura popular brasileira e aprendemos muito com os estudantes”, disse o percussionista Sandro Alves.

 

*Estagiária sob a supervisão de Gizella Rodrigues

Governo do Distrito Federal