Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/02/24 às 12h51 - Atualizado em 28/02/24 às 12h51

Projeto NaMoral inicia atividades do ano letivo de 2024 

98 escolas já se inscreveram para participar do programa no qual alunos aprendem lições de honestidade

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

Autoridades participaram da abertura do evento que iniciou ciclo de 2024 do programa NaMoral | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Integridade e honestidade. Esses são os pilares do projeto NaMoral, parceria entre a Secretaria de Educação e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. As atividades de 2024 do programa tiveram início nesta terça-feira (27), no Espaço Cultural Professora Neusa França, com a presença da idealizadora do programa, a promotora de Justiça do MPDFT, Luciana Asper e da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

 

Integridade e honestidade.

Esses são os pilares do

projeto NaMoral

Esse programa é um orgulho para mim, pois ele transforma vidas. Os alunos têm os seus heróis, mas os professores são as suas referências. Acompanhei o nascimento do NaMoral, com a dra. Luciana e estamos, desde então, presenciando a transformação dos nossos alunos em cidadãos”, comentou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

 

As missões de 2024 começarão no mês de março e as inscrições serão encerradas nesta quarta (28). Mesmo sem ainda finalizar o período de inscrições, o programa se prepara para receber um número maior de escolas participantes este ano. Em 2023, 24 escolas e cerca de quatro mil alunos participaram do programa. No ano de 2024, 98 escolas já se inscreveram.

 

Ano passado, foram propostas seis missões que refletiram sobre corrupção, honestidade, integridade individual, coletiva e altruísta, na autorresponsabilidade, ética e na compreensão do poder das pequenas escolhas para interromper os ciclos da corrupção. Todas as escolas participantes foram premiadas em um evento de encerramento no final do ano.

 

Em 2024, o número de missões também aumentou. Serão, ao todo, sete desafios, e o programa acontecerá por meio de aulas dinâmicas, uso de metodologias ativas, rodas de conversa, sete missões a cumprir, gamificação e engajamento da comunidade escolar.

 

Estamos muito gratos em caminharmos com pessoas que se doam para fazerem parte do processo de transformação de muitos jovens. Os professores são parte fundamental desse programa. Eles fazem parte da transformação de cada jovem participante”, comemora a idealizadora do programa, Luciana Asper.

 

Também estiveram presentes no evento o secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso, o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury, e a subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais de Educação da SEEDF, Maria das Graças Machado.

 

O evento teve apresentação do Madrigal, coral da Escola de Música de Brasília (EMB) | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

NaMoral

 

O NaMoral foi criado em 2019 para levar às escolas públicas do Distrito Federal vivências de integridade com o objetivo de desenvolver uma nova cultura. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, voltada para estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. Em 2023, foram 24 escolas participantes.

 

O projeto utiliza ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, que transformam o processo de aprendizagem em um jogo. Ao refletir sobre o impacto das ações diárias, visa desenvolver uma consciência crítica nos jovens, capacitando-os para fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos.

 

 

Governo do Distrito Federal