30/10/23 às 18h52 - Atualizado em 31/10/23 às 12h45

Provas do Saeb 2023 serão aplicadas no DF entre 6 e 14 de novembro

Unidades escolares já estão se preparando, com palestras, reuniões e coordenações pedagógicas

Da Redação, Ascom/SEEDF

Com diferentes ações, a SEEDF incentiva a participação das escolas no SAEB 2023 | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicados nas escolas do DF entre os dias 6 e 14 de novembro, ficando os dias 16 e 17 de novembro para correção de eventualidades na aplicação dos testes.

O Saeb, planejado e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do governo federal, é um conjunto de avaliações, composto por testes e questionários, aplicado na rede pública e privada de ensino do Brasil, sendo que, para as instituições privadas, a avaliação é amostral. As aplicações estão sendo agendadas nas escolas do DF pela instituição aplicadora, a Cesgranrio.

Na rede pública de ensino do DF serão avaliados os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio, além dos alunos do 2º ano do ensino fundamental que participarão de forma amostral.  Quem fizer o Saeb, será avaliado em português, matemática e, em algumas turmas, também serão aplicados testes de ciências da natureza e ciências humanas.

A avaliação é um importante método para mensurar a qualidade da educação e a efetividade das ações de ensino e aprendizagem utilizadas em todo o país, com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais.

Por isso, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) incentiva a participação nas provas e as escolas da rede estão se mobilizando para a aplicação da avaliação e respondendo os questionários contextuais. Além das provas, o Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam o atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores.

O Inep iniciou, em setembro, o envio dos links para o preenchimento. Eles estão disponíveis para resposta, via link enviado diretamente ao gestor de cada unidade escolar via e-mail  e o prazo para responder também se encerra em 17 de novembro.

As unidades escolares têm desenvolvido ações de conscientização, de sensibilização quanto à importância da prova e à necessidade do comprometimento dos estudantes na realização da avaliação. As ações, planejadas pela Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), por meio da Diretoria de Avaliação (Diav), acontecem desde março (veja abaixo).

Em live realizada no dia 23 de outubro 2023, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, afirmou para os gestores que o Saeb é essencial, especialmente para que a escola revele a situação atual de cada unidade escolar. “A partir das informações fornecidas pelo exame, que iremos desenvolver políticas públicas com o intuito de promover melhorias significativas no sistema educacional“, acrescentou.

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Francis Ferreira, reiterou a necessidade de divulgação e sensibilização das famílias para que auxiliem no incentivo à participação dos estudantes, porque, sendo uma avaliação em larga escala, o Saeb desempenha um papel crucial como definidor de políticas públicas.

Março: reunião com articuladores de avaliação e Coordenadores de Regionais de Ensino para apresentação do Catálogo Avaliações & Exames 2023.

Maio: reuniões técnicas com a Uniplat e Unieb sobre a utilização dos dados do Saeb.

Reuniões com articuladores e coordenadores intermediários para formação continuada sobre “A utilização dos resultados da prova para subsidiar a Avaliação Institucional e o planejamento pedagógico”.

Junho: divulgação da Portaria N° 267, de 21 de junho de 2023, publicada pelo Inep, com as diretrizes para a realização do Sistema de Avaliação de Educação Básicas – Saeb no ano de 2023.

Agosto: Elaboração das orientações e realização da capacitação de logística para os articuladores de avaliação e coordenadores intermediários de apoio fornecendo material desenvolvido pela Diav; elaboração de material que sistematiza os fluxos e procedimentos das informações do Saeb; divulgação das Diretrizes da edição de 2023 publicada pelo Inep; elaboração e divulgação de Material com orientações sobre Aplicação 2023.

Setembro: Início das propagandas de divulgação do Saeb nas redes sociais.

Outubro: Realização do I Seminário Distrital de Avaliação Educacional; reunião técnica com Coordenadores de regionais de Ensino para orientações sobre o Saeb; Live – O método por trás do maior sistema de avaliação do país – Saeb e reunião com os coordenadores pedagógicos das unidades escolares, para orientação sobre a aplicação do Saeb 2023.

Resposta dos questionários  →   23/20 a 17;11
Agendamento para aplicação das provas  →   23/10 a 31/10