11/10/22 às 15h24 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Próxima etapa do concurso Sabor de Escola acontece em novembro

Competição seleciona receitas mais saborosas produzidas pelos merendeiros da rede pública de ensino do DF

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

A merendeira Liliane Meiriele (em primeiro plano) prepara a receita de salada havaiana | Crédito: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O novo calendário das etapas do concurso Sabor de Escola: melhor receita da alimentação escolar do Distrito Federal já tem datas definidas. Devido ao período eleitoral, a Secretaria Estado de Educação do DF (SEEDF) fez um novo cronograma para as próximas fases do concurso, que começam a ser disputadas no início de novembro.

Em junho, ao final da etapa Regional da competição, 41 receitas foram selecionadas para a próxima fase. Agora, os merendeiros responsáveis por estas receitas seguem para a segunda etapa da competição, chamada de Lote (dividida por grupos de regionais).

É dessa fase que sairão os oito finalistas, que disputarão o primeiro lugar na grande final marcada para acontecer em 3 de dezembro.

img-responsiva Etapa img-responsiva Data img-responsiva Horário
Lote 1↴

Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga

8/11/2022 (terça-feira) 13h às 18h
Lote 2↴

Gama, Recanto das Emas, Samambaia e Santa Maria

9/11/2022 (quarta-feira) 7h30 às 12h
Lote 3↴

Guará, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto e Sobradinho

9/11/2022 (quarta-feira) 13h às 17h30
Lote 4↴

Paranoá, Planaltina e São Sebastião

10/11/2022 (quinta-feira) 13h às 17h30
Final 3/12/2022 (sábado) 7h30 às 12h30

Todas as etapas restantes do concurso serão realizadas na Universidade Católica de Brasília. A elaboração das preparações acontecerá no Laboratório de Técnica Dietética e a comissão julgadora fará degustação e avaliação dos pratos no hall do Teatro Católica.

Valorização

Essa é a primeira edição do concurso organizado pela SEEDF e contou com cerca de 160 receitas inscritas para seleção. A iniciativa tem por objetivo valorizar o papel das merendeiras e dos merendeiros na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, além de incentivar preparações que possam inovar os cardápios. A base das receitas usa ingredientes já utilizados na alimentação escolar.

Cada etapa tem uma comissão julgadora, com representantes de diversas instâncias da SEEDF, de acordo com a previsão do regulamento.

Todas as receitas devem conter, obrigatoriamente, ingredientes e produtos exclusivamente adquiridos pelo Programa de Alimentação Escolar do DF (PAE/DF).

Premiação

A premiação não será em dinheiro. A escolha dos prêmios será feita oportunamente, pela Secretaria de Educação e a Empresa G&E, parceira do concurso, com base nos seguintes valores:

1º lugar: prêmio de valor aproximado de R$ 8.500
2º lugar: prêmio de valor aproximado de R$ 5.000