23/06/23 às 15h31 - Atualizado em 23/06/23 às 15h31

Recanto das Emas vai ganhar mais uma creche que vai funcionar em tempo integral

Com investimento de R$ 6 milhões, novo Cepi terá capacidade para atender até 188 crianças de 0 a 3 anos

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Hélvia Paranaguá lembrou creches entregues nessa gestão. “São 17 creches entregues e, até o fim do governo, serão 40 unidades”, disse. | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

A população do Recanto das Emas vai ganhar mais uma creche na quadra 510 da cidade. O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta sexta-feira (23), a ordem de serviço para o início das obras do novo Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi). O secretário de Governo, José Humberto Pires, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o administrador regional da cidade, Carlos Dalvan, e outras autoridades, também participaram da cerimônia.

Nós estamos trabalhando com a sensibilidade de olhar para as mães que não têm onde deixar seus filhos e aguardam por anos na fila por uma vaga em creche pública”, disse Ibaneis Rocha. “Quando assumimos, o governo eram 23 mil crianças na fila de espera e já conseguimos diminuir esse número para estimadas 14 mil crianças. A meta do governo é entregar 40 mil creches neste segundo mandato, além de ampliar o cartão creche”, completou.

O novo Cepi está localizado em uma área de 1.311,97 m² e tem capacidade para atender até 188 crianças de 0 a 3 anos, em período integral. A estrutura da edificação, construída em concreto armado e com cobertura de aço, traz dez salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, rouparia, varanda de serviço, secretaria, lactário, sala de professores, direção e outros compartimentos. A obra é financiada com recursos do GDF, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de emenda parlamentar. Serão investidos R$ 6.090.814,28 milhões na obra.

Benefícios para a população

Cristiane Darc Sale dos Santos, 48 anos, é avó de uma criança de 1 ano e 4 meses. Para ela, a nova creche é uma conquista não só para as crianças, mas também para a população. “Eu tenho netos e fiquei muito feliz quando soube que próximo da minha casa seria construída uma nova creche. São 22 anos morando no Recanto das Emas e nunca tinha presenciado obras assim que favorecessem as crianças da cidade e até mesmo a população, pois o governo está gerando emprego também”, contou.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, lembrou das grandes conquistas do governo para as famílias do DF. “Mais uma ordem de serviço e o governo cumprindo a promessa de abrir espaço para crianças de 0 a 3 anos por meio dos Cepis. Uma nova creche que está aqui numa cidade muito importante e que agora recebe essa obra tão especial para a população, mas até alguns anos atrás era conhecida por Taubaté, um lugar considerado perigoso”, lembrou a secretária. “Sou muito grata por esse olhar sensível do governador, já são 17 creches entregues e, até o fim do governo, serão 40 unidades. Esse é o nosso projeto. Parabéns à população do Recanto das Emas”, finalizou.

Atualmente, o DF tem 16 Cepis em obras e oito creches foram entregues desde 2019. O Recanto das Emas vai ganhar quatro unidades. Além da obra iniciada nesta sexta-feira, estão em construção unidades nas quadras 109 e 112, e será licitada uma na Quadra 805.

Essa creche tem um significado muito especial para essas famílias, então para a nossa comunidade está sendo algo fundamental, aqui vemos a possibilidade das mães poderem trabalhar e deixarem seus filhos em segurança e isso é muito gratificante e só tenho a agradecer e prestigiar a todos que estão se dedicando na realização de mais um sonho recantense”, explicou a coordenadora regional de ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres.

Obras a todo vapor

O governador aproveitou para lembrar das importantes obras e programas sociais que vem para beneficiar a população do Distrito Federal. “O nosso governo tem muitas obras, mas a principal delas consiste em cuidar de gente, é isso que a gente sabe fazer. Nós criamos diversos programas sociais durante meu primeiro mandato, que tem auxiliado milhares de famílias. Só no cartão creche são 100 mil famílias atendidas, no cartão gás são 70 mil, o DF Social conta com 79 mil atendidos e uma rede de atendimento com os restaurantes comunitários que oferecem 30 mil refeições por dia no DF e, esse é o papel de um governo democrático”, disse Ibaneis.