Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Remição de Pena pela Leitura

 

A remição de pena pela leitura tem o objetivo de reduzir quatro dias de pena às pessoas privadas de liberdade, mediante a leitura de uma obra literária, científica ou filosófica, proporcionando o contato com a leitura, o compartilhamento de ideias, opiniões, emoções, além de favorecer a humanização e a construção de laços sociais.

 

As atividades de leitura, com vistas à de remição de pena e ressocialização das pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional do Distrito Federal, tiveram início em 2018, por meio do projeto “Ler Liberta”, e a Política de Remição de Pena pela Leitura foram  instituídas por cooperação mútua entre Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

 

A participação dos custodiados ocorre de forma voluntária, obedecendo a critérios que envolvem o nível de escolaridade, mediante inscrição.

 

Os participantes recebem os livros em suas celas junto com um manual que contém orientações básicas sobre o atendimento educacional e toda a dinâmica dessa forma de remição. Os custodiados têm o prazo de até 21 dias para concluir a leitura. Após esse período, são aplicados relatórios para comprovar a leitura da obra.

 

O limite para cada custodiado é de 12 obras por ano, o que dá, no máximo, 48 dias de remição a cada ano.

 

O Centro Educacional 01 de Brasília (CED 01 de Brasília) é a unidade escolar responsável por esse atendimento educacional, contando com uma equipe pedagógica específica para atuar na política.

 Penitenciária do Distrito Federal I – PDF I

 Penitenciária do Distrito Federal II – PDF II

 Centro de Internamento e Reeducação – CIR

 Centro de Detenção Provisória I – CDP I

 Centro de Detenção Provisória II – CDP II

 Penitenciária Feminina do Distrito Federal – PFDF

 Centro de Progressão Penitenciária – CPP

 Penitenciária Federal em Brasília – PFBRA

 Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal – NCPM

 Divisão de Controle e Custódia de Presos – DCCP

A Política de Remição de Pena pela Leitura tem como meta alcançar anualmente até 10% das pessoas privadas de liberdade dos estabelecimentos penais do sistema penitenciário e das unidades de recolhimento do Distrito Federal. Além disso, visa também ampliar o rol de títulos e o quantitativo de livros disponíveis para leitura.

Plano

 Plano de Trabalho – Ler Liberta: Política de Remição de Pena pela Leitura no Distrito Federal

 

Portarias

 Portaria Conjunta nº 10, de 5 de abril de 2023

 Portaria Conjunta nº 11, de 28 de setembro 2022

Portaria Conjunta nº 13, de 14 de outubro de 2022

 Portaria nº 10, da Vara de Execuções Penais do DF, de 17/11/2016

 

Resolução

Resolução n° 391, do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece os procedimentos e diretrizes a serem observados para o direito à remição de pena por meio de práticas sociais e educativas nos ambientes privados de liberdade.

 

Governo do Distrito Federal