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6/10/22 às 18h46 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Revista Com Censo abre inscrições até 6 de junho

Violência no contexto escolar vai ser o tema da 30ª edição da revista, prevista para o mês de agosto

Reportagem: Jacqueline Pontevedra

Revisão de texto: Alzira Neves

 

A 30ª edição da Revista Com Censo abordará o tema Violência no Contexto Escolar. A ideia é trazer para o debate estratégias e projetos relativos à temática. A equipe do periódico convida pesquisadores a submeterem trabalhos que abordem o assunto para integrar a publicação prevista para o mês de agosto.

 

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 6 de junho. As diretrizes e as regras estão disponíveis no link   Dúvidas e esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail: rcc@se.df.gov.br.

 

As edições da Revista Com Censo têm um papel pedagógico bastante importante. Primeiro, elas dão visibilidade e divulgam trabalhos que são realizados pelos profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Em segundo lugar, o material publicado serve de apoio pedagógico e didático para as formações que realizamos na EAPE.  Ter um dossiê sobre o tema violência escolar confere importância à nova edição devido à atualidade do assunto”, ressaltou o professor e coordenador de pesquisa e publicações da EAPE, Danilo Maia.

 

Danilo Maia, coordenador de pesquisa e publicações da Revista Com Censo – Foto: Daniel Fama/GITEAD-EAPE

 

Os trabalhos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Poderão ser de três gêneros: artigo científico, relato de experiência ou resenha. A previsão é que seja publicado um dossiê com 25 trabalhos sobre o tema Violência no Contexto Escolar. Os pesquisadores interessados podem produzir trabalhos a partir dos seguintes subtemas:

Efeitos da violência na saúde física e mental dos estudantes.

A violência doméstica e seus impactos no desempenho dos estudantes.

Políticas públicas e projetos voltados para o combate ao bullying no ambiente escolar.

Políticas públicas e projetos voltados para o combate à violência contra meninas e mulheres no ambiente escolar.

Políticas públicas e projetos voltados para o combate à homofobia no ambiente escolar.

Políticas públicas e projetos voltados para o combate à violência sexual no ambiente escolar.

Políticas públicas e projetos voltados para o combate ao racismo e a outras formas de discriminação contra populações historicamente marginalizadas no ambiente escolar.

Violência simbólica, abuso verbal e abuso de autoridade em contextos educacionais.

Estatísticas e evidências empíricas sobre o fenômeno da violência no contexto escolar.

Metodologias de pesquisa para o estudo da violência no contexto escolar.

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