13/09/23 às 18h11 - Atualizado em 27/09/23 às 15h12

Sabor de Escola escolhe duas melhores receitas do Plano Piloto

A competição da etapa regional vai até o fim de outubro e segue para Sobradinho

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

O macarrao primavera da cozinheira Andréia Santos, segue firme na disputa | Foto: Will Ricardo, Ascom/SEEDF

As competições da etapa regional do concurso Sabor de Escola seguem a todo vapor e foi encerada no Plano Piloto, na manhã desta quarta-feira (13), com a apresentação de mais seis receitas e a seleção das duas classificadas para a próxima fase do concurso, entre as 18 inscritas. A comissão dos jurados contou com professores, alunos e o secretário executivo da Secretaria de Educação do DF, Isaías Aparecido, que experimentou e aprovou os pratos classificados: macarrão primavera e bobó de filé de tilápia.

Aposta da merendeira Andréia Santos, 39 anos, o macarrão primavera segue firme na disputa. A cozinheira do Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste, da Asa Sul, usou da criatividade e simplicidade para a execução do prato, que segundo ela é um dos preferidos dos estudantes.

As receitas, obrigatoriamente, devem contar com os ingredientes e produtos exclusivamente presentes no Programa de Alimentação Escolar do DF | Foto: Fernando Sousa Brito, Divulgação

Estou muito feliz em ter apostado em uma receita simples. O macarrão é o segundo prato preferido dos alunos e pensando nisso optei por dar uma incrementada para deixá-lo ainda mais atrativo”, conta a merendeira. “A receita do macarrão primavera vai cenoura ralada, queijo em cubos, maçã, frango desfiado e creme gelado, um prato saudável e aprovado na escola onde trabalho”, lembra Andreia.

O bobó de filé de peixe com farofa de abobrinha e cenoura, também agradou os jurados. A receita da merendeira Kalita Maria, 33 anos, da Escola Classe (EC) 06, do Cruzeiro, também foi selecionada para as próximas fases do concurso. A competição da etapa regional do concurso segue para Sobradinho, na próxima sexta (15), onde serão escolhidas mais duas receitas para a próxima fase do concurso. A etapa regional termina em Brazlândia, no dia 26 de outubro.

Coordenadora da Regional de Ensino do Plano Piloto, Sandra Cristina, disse estar muito satisfeita com o trabalho das merendeiras das escolas do Plano Piloto | Foto: Fernando Sousa Brito, Divulgação

A coordenadora da Regional de Ensino do Plano Piloto, Sandra Cristina, disse estar muito satisfeita com o trabalho das merendeiras das escolas do Plano Piloto. “Quero muito que uma delas seja a grande vencedora. Afinal, são receitas incríveis e deliciosas que respeitam todos os critérios do concurso”, afirmou.

Premiação

O Sabor de Escola é uma competição anual que visa promover a importância da alimentação saudável nas escolas, incentivando os merendeiros da rede pública de ensino do DF a desenvolverem suas habilidades culinárias, explorarem novos sabores e apresentarem suas receitas únicas e deliciosas. As receitas, obrigatoriamente, devem contar com os ingredientes e produtos exclusivamente presentes no Programa de Alimentação Escolar do DF (PAE-DF).

O primeiro colocado ganha um prêmio no valor de R$ 9 mil, o 2º colocado, prêmio no valor de R$ 5,3 mil, o 3º colocado recebe um prêmio no valor de R$ 4,2 mil e os demais finalistas recebem um prêmio no valor de R$ 2,7 mil.

Cronograma etapa regional:

Sobradinho → 15 de setembro