Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Saeb

 

 

A aplicação ocorrerá entre os dias

23/10 a 10/11/2023

 

 

Saeb 2023

 

 

Participe!

O comprometimento de toda a comunidade escolar é fundamental

Estudantes, professores e gestores

só vocês são capazes de mensurar e expressar os impactos causados pela pandemia.

 

 

 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, composto por testes e questionários de contexto, que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.

 

O Saeb toma como referência algumas dimensões de qualidade da Educação Básica:

▸ Atendimento escolar         

▸ Ensino e aprendizagem

▸ Equidade

▸ Gestão

▸ Investimento

▸ Profissionais da educação

▸ Cidadania, Direitos humanos e valores

 

Dessa forma, ao mesmo tempo que avalia a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no país, oferece dados para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

 

 O SAEB é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em todo o país, há cerca de 30 anos e esse tempo de aplicação compõem um rico histórico de dados (de cada unidade escolar e do Distrito Federal como um todo) que permite um acompanhamento contínuo, do nosso sistema de ensino.

 

Na edição de 2023, o foco estará no acompanhamento do impacto que a pandemia trouxe para a educação brasileira. Testes e questionários seguirão as matrizes aplicadas em 2021 visando a manutenção da série histórica.

 

 

Etapa avaliada Testes cognitivos Questionários de contexto Tipo de pesquisa
Educação Infantil Não há Diretor

Professor

Amostral
2º ano EF Língua Portuguesa e Matemática Diretor

Professor

Amostral
5º ano EF Língua Portuguesa e Matemática Diretor

Professor

Aluno

Cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas
5º ano EF Ciências da Natureza e Ciências Humanas Professor Amostral
9º ano EF Língua Portuguesa e Matemática Diretor

Professor

Aluno

Cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas
9º ano EF Ciências da Natureza e Ciências Humanas Professor Amostral
3ª/4ª série EM Língua Portuguesa e Matemática Diretor

Professor

Aluno

Cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas

Portaria Inep N°267, de 21 de junho de 2023

Contamos com o empenho e engajamento da comunidade escolar para responder ao conjunto de instrumentos aplicados contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da educação no DF

 

___EDIÇÕES ANTERIOES______________________________________________________________________

Saeb 2021

 

Orientações e informações complementares

 

 

 

 

Cronograma

Aplicação De 23/10 a 10/11/2023
Resultados preliminares 21/5/2024
Resultados finais 24/9/2024
   

──DÚVIDAS──────────────────

img-responsiva  Inep 0800-616161

img-responsiva SUPLAV/DIAV (61) 3901-3213

 

Dúvidas frequentes

 

 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

O Saeb é um importante instrumento de análise que fornece dados estatísticos e pedagógicos capazes de contribuir para que as escolas e as redes de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Os vários anos de aplicação do Saeb compõem um rico histórico de dados, de cada unidade escolar e do Distrito Federal como um todo, que permite acompanhamento contínuo, identificar limitações, fragilidades, habilidades e potencialidades dos estudantes e das escolas.

Esse estudo pretende investigar os efeitos decorrentes da pandemia da covid-19, por isso a participação e comprometimento de toda a comunidade escolar são fundamentais. Faz-se necessária a mobilização de estudantes, professores e diretores para que possamos coletar o maior número possível de dados e informações, capaz de mensurar e expressar os impactos causados pela pandemia.

A SEEDF irá analisar os dados obtidos através dessa avaliação externa numa perspectiva diagnóstica, analisando as habilidades e fragilidades dos estudantes, relacionando com os objetivos de aprendizagem do Currículo em Movimento do DF, no intuito de auxiliar os planejamentos pedagógicos das unidades escolares, com base em evidências, e proporcionar a capacidade de realização das intervenções pedagógicas necessárias voltadas para as aprendizagens de nossos estudantes.

Secretários municipais de Educação e do Distrito Federal

Educação infantil – diretores e professores dessa etapa

2º ano do Ensino Fundamental – estudantes

5º ano do Ensino Fundamental – diretores, professores e estudantes

9º ano do Ensino Fundamental – diretores, professores e estudantes

3ª série do Ensino Médio – diretores, professores e estudantes

Questionários (Impressos e Eletrônicos) – Coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes. Aplicados aos estudantes, professores, diretores e Secretaria de Educação.

Testes de desempenho – Testes que contemplam as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Aplicados aos estudantes dos respectivos anos avaliados.

Secretária de Educação do Distrito Federal

Diretores das unidades escolares que participam do Saeb

Diretores e professores da amostra sorteada de unidades escolares da Educação Infantil

Os questionários no formato eletrônico ficarão disponíveis, através da plataforma do Inep, entre os dias 13 de outubro e 23 de dezembro.

5º ano do Ensino Fundamental – professores e estudantes;

9º ano do Ensino Fundamental – professores e estudantes;

3ª série do Ensino Médio – professores e estudantes.

Os professores e estudantes devem responder os questionários impressos, na mesma data de aplicação dos testes do Saeb na escola. Os questionários respondidos devem ser entregues ao representante da instituição aplicadora que estará presente na escola no dia da aplicação

Secretária de Educação do Distrito Federal – por meio de questionários eletrônicos;

Educação infantil – a avaliação será amostral, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos diretores e professores dessa etapa;

2º ano do Ensino Fundamental – a avaliação será amostral, por meio de testes impressos. Os estudantes respondem testes de língua portuguesa e matemática;

5º ano do Ensino Fundamental – a aplicação terá cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas, por meio de questionários e testes impressos. Todos os estudantes respondem testes de língua portuguesa e matemática. O diretor responde questionário eletrônico e os professores e estudantes respondem questionário impresso.

9º ano do Ensino Fundamental – a aplicação terá cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas, por meio de questionários e testes impressos. Todos os estudantes respondem testes de língua portuguesa e matemática. O diretor responde questionário eletrônico e os professores e estudantes respondem questionário impresso.

O Saeb 2021 ainda avaliará, amostralmente, o 9º ano (ciências humanas e ciências da natureza) de escolas públicas e particulares.

3ª série do Ensino Médio – a aplicação terá cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas, por meio de questionários e testes impressos. Os estudantes respondem testes de língua portuguesa e matemática. O diretor responde questionário eletrônico e os professores e estudantes respondem questionário impresso.

Os testes e os questionários impressos do Saeb 2023 serão aplicados no período de 8 de novembro a 3 de dezembro de 2023 em todas as unidades da federação.

A semana de 6 a 10 de dezembro de 2021 será destinada exclusivamente às aplicações de contingência.

A partir de 25 de outubro de 2023, o Coordenador de Polo do Saeb entrará em contato com as escolas participantes, para realizar o agendamento das aplicações. Nesse momento, serão selecionados os dias e horários de aplicação para as turmas participantes. Além disso, será verificado o processo de preenchimento do Questionário Eletrônico do Diretor. 

Os resultados preliminares das escolas participantes do Saeb 2023 poderão ser acessados pelos Diretores Escolares em até 190 dias após o término do período de aplicação do Saeb 2023, por meio de sistema on-line disponível no Portal do Inep.

Conforme previsto na Portaria n.º 250, de 5 de julho de 2021, por etapa avaliada, serão publicamente divulgados os resultados das unidades escolares, que cumprirem, cumulativamente, os seguintes critérios:

I – registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos;

II – alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica 2021, considerados aqui os dados finais da Matrícula Inicial.

Para que o resultado da unidade escolar seja divulgado é imprescindível que os dados da Matrícula Inicial sejam retificados pelo secretário escolar no período indicado pela SEEDF, pois é a partir dessa informação e do quantitativo de estudantes presentes no dia da aplicação que é calculado o percentual de participação dos estudantes, o qual deverá ser acima de 80% para que a escola tenha seu resultado divulgado, como informado no artigo 19 da portaria nº 250.

Assim, é contabilizado o quantitativo de estudantes presentes da etapa avaliada, no dia da aplicação, e dividido pelo quantitativo registrado pelo secretário escolar na retificação da Matrícula Inicial no Educacenso.

Os Diretores Escolares terão o prazo de 7 dias corridos após a publicação dos resultados preliminares para realizar a interposição de recursos aos resultados apresentados, em sistema on-line, disponível no Portal do Inep, apresentando as justificativas que fundamentam a solicitação.

 

Governo do Distrito Federal