Governo do Distrito Federal
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Saeb

 

 

Saeb 2021

 

img-responsivaAtenção!

A aplicação do Saeb ocorrerá entre os dias

8 de novembro e 3 de dezembro de 2021

 

O Saeb evidencia as habilidades e revela as fragilidades nos processos de aprendizagem, e por isso se constitui uma importante ferramenta a ser utilizada pelo Ministério da Educação e pelos sistemas de ensino na construção de políticas públicas educacionais, com o propósito de melhorar o desempenho dos estudantes.

 

Esse importante instrumento de análise fornece dados estatísticos e pedagógicos que contribuem para que as unidades escolares e as redes de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Os vários anos de aplicação do Saeb compõem um rico histórico de dados de cada unidade escolar e do Distrito Federal como um todo, que permite acompanhamento contínuo, identificar limitações, fragilidades, habilidades e potencialidades dos estudantes e das escolas.

 

Nesse sentido, e ainda, considerando os efeitos decorrentes da pandemia da covid-19, a participação e comprometimento de toda a comunidade escolar com o Saeb tornam-se mais do que necessários. É fundamental mobilizar estudantes, professores e diretores para que possamos coletar o maior número possível de dados e informações, fazendo uma análise ainda mais próxima do real, baseada em dados e evidências, capaz de mensurar e expressar os impactos causados pela pandemia.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF analisará os dados obtidos através dessa avaliação externa numa perspectiva diagnóstica, identificando as habilidades e fragilidades dos estudantes, relacionando com os objetivos de aprendizagem do Currículo em Movimento do DF. Essa análise será feita com o propósito de auxiliar os planejamentos pedagógicos das unidades escolares, baseados em evidências, e possibilitar a realização das intervenções pedagógicas necessárias, voltadas para as aprendizagens de nossos estudantes.

 

Os objetivos do Saeb no âmbito da Educação Básica são:

Produzir indicadores educacionais para o Brasil, suas Regiões e Unidades da Federação e, quando possível, para os Municípios e as Instituições Escolares, tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das séries históricas;

 Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no país em seus diversos níveis governamentais; 

 Subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil;

↳Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.

 

Para a finalização desta série histórica haverá a participação censitária dos estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio realizando as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática junto com questionários voltados para obtenção de informações das unidades escolares; e aplicação de questionários para a Secretária de Educação do DF, diretores e professores.

 

Também teremos aplicações amostrais em 2021 de questionários aos professores e gestores da Educação Infantil, aplicação de avaliação de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental e aplicação de avaliação de Ciências Humanas e da Natureza para os estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, construídas com base na matriz de referência de 2019, a partir da BNCC, visando aplicação censitária para a próxima série histórica.

 

Considerando a necessidade de mensurar, analisar e compreender os possíveis impactos causados pelo período de pandemia da Covid-19, bem como debater e elaborar as políticas públicas para minimizar tais perdas, ressaltamos mais uma vez que é fundamental a participação de toda a comunidade escolar no Saeb 2021. A aplicação do Saeb ocorrerá entre os dias 8 de novembro e 3 de dezembro de 2021.

 

A SEEDF conta com o empenho e engajamento dos profissionais de educação e estudantes para responderem o conjunto de instrumentos aplicados, a fim de obter o maior número de dados e informações para compor a análise, alcançando resultado mais fidedigno possível.

 

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Documentos importantes

 

Portaria nº 250   Circular nº 26   Circular nº 33   Cartilha   Atendimento especializado

 

 

 

Vídeos institucionais

 

 

 

 

 

Material de divulgação

 

Flyers

 

 

Slides Escolas →  Apresentação 

 

 

Dúvidas frequentes

 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

O Saeb é um importante instrumento de análise que fornece dados estatísticos e pedagógicos capazes de contribuir para que as escolas e as redes de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Os vários anos de aplicação do Saeb compõem um rico histórico de dados, de cada unidade escolar e do Distrito Federal como um todo, que permite acompanhamento contínuo, identificar limitações, fragilidades, habilidades e potencialidades dos estudantes e das escolas.

Esse estudo pretende investigar os efeitos decorrentes da pandemia da covid-19, por isso a participação e comprometimento de toda a comunidade escolar são fundamentais. Faz-se necessária a mobilização de estudantes, professores e diretores para que possamos coletar o maior número possível de dados e informações, capaz de mensurar e expressar os impactos causados pela pandemia.

A SEEDF irá analisar os dados obtidos através dessa avaliação externa numa perspectiva diagnóstica, analisando as habilidades e fragilidades dos estudantes, relacionando com os objetivos de aprendizagem do Currículo em Movimento do DF, no intuito de auxiliar os planejamentos pedagógicos das unidades escolares, com base em evidências, e proporcionar a capacidade de realização das intervenções pedagógicas necessárias voltadas para as aprendizagens de nossos estudantes.

Secretários municipais de Educação e do Distrito Federal

Educação infantil – diretores e professores dessa etapa

2º ano do Ensino Fundamental – estudantes

5º ano do Ensino Fundamental – diretores, professores e estudantes

9º ano do Ensino Fundamental – diretores, professores e estudantes

3ª série do Ensino Médio – diretores, professores e estudantes

Questionários (Impressos e Eletrônicos) – Coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes. Aplicados aos estudantes, professores, diretores e Secretaria de Educação.

Testes de desempenho – Testes que contemplam as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Aplicados aos estudantes dos respectivos anos avaliados.

Secretária de Educação do Distrito Federal

Diretores das unidades escolares que participam do Saeb

Diretores e professores da amostra sorteada de unidades escolares da Educação Infantil

Os questionários no formato eletrônico ficarão disponíveis, através da plataforma do Inep, entre os dias 13 de outubro e 23 de dezembro.

5º ano do Ensino Fundamental – professores e estudantes;

9º ano do Ensino Fundamental – professores e estudantes;

3ª série do Ensino Médio – professores e estudantes.

Os professores e estudantes devem responder os questionários impressos, na mesma data de aplicação dos testes do Saeb na escola. Os questionários respondidos devem ser entregues ao representante da instituição aplicadora que estará presente na escola no dia da aplicação

Secretária de Educação do Distrito Federal – por meio de questionários eletrônicos;

Educação infantil – a avaliação será amostral, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos diretores e professores dessa etapa;

2º ano do Ensino Fundamental – a avaliação será amostral, por meio de testes impressos. Os estudantes respondem testes de língua portuguesa e matemática;

5º ano do Ensino Fundamental – a aplicação terá cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas, por meio de questionários e testes impressos. Todos os estudantes respondem testes de língua portuguesa e matemática. O diretor responde questionário eletrônico e os professores e estudantes respondem questionário impresso.

9º ano do Ensino Fundamental – a aplicação terá cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas, por meio de questionários e testes impressos. Todos os estudantes respondem testes de língua portuguesa e matemática. O diretor responde questionário eletrônico e os professores e estudantes respondem questionário impresso.

O Saeb 2021 ainda avaliará, amostralmente, o 9º ano (ciências humanas e ciências da natureza) de escolas públicas e particulares.

3ª série do Ensino Médio – a aplicação terá cobertura censitária das escolas públicas e amostral das escolas privadas, por meio de questionários e testes impressos. Os estudantes respondem testes de língua portuguesa e matemática. O diretor responde questionário eletrônico e os professores e estudantes respondem questionário impresso.

Os testes e os questionários impressos do Saeb 2021 serão aplicados no período de 8 de novembro a 3 de dezembro de 2021 em todas as unidades da federação.

A semana de 6 a 10 de dezembro de 2021 será destinada exclusivamente às aplicações de contingência.

A partir de 25 de outubro de 2021, o Coordenador de Polo do Saeb entrará em contato com as escolas participantes, para realizar o agendamento das aplicações. Nesse momento, serão selecionados os dias e horários de aplicação para as turmas participantes. Além disso, será verificado o processo de preenchimento do Questionário Eletrônico do Diretor. 

Os resultados preliminares das escolas participantes do Saeb 2021 poderão ser acessados pelos Diretores Escolares em até 190 dias após o término do período de aplicação do Saeb 2021, por meio de sistema on-line disponível no Portal do Inep.

Conforme previsto na Portaria n.º 250, de 5 de julho de 2021, por etapa avaliada, serão publicamente divulgados os resultados das unidades escolares, que cumprirem, cumulativamente, os seguintes critérios:

I – registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos;

II – alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica 2021, considerados aqui os dados finais da Matrícula Inicial.

Para que o resultado da unidade escolar seja divulgado é imprescindível que os dados da Matrícula Inicial sejam retificados pelo secretário escolar no período indicado pela SEEDF, pois é a partir dessa informação e do quantitativo de estudantes presentes no dia da aplicação que é calculado o percentual de participação dos estudantes, o qual deverá ser acima de 80% para que a escola tenha seu resultado divulgado, como informado no artigo 19 da portaria nº 250.

Assim, é contabilizado o quantitativo de estudantes presentes da etapa avaliada, no dia da aplicação, e dividido pelo quantitativo registrado pelo secretário escolar na retificação da Matrícula Inicial no Educacenso.

Os Diretores Escolares terão o prazo de 7 dias corridos após a publicação dos resultados preliminares para realizar a interposição de recursos aos resultados apresentados, em sistema on-line, disponível no Portal do Inep, apresentando as justificativas que fundamentam a solicitação.

 

 

Informações e contatos

 

 Site Saeb   Sistema Saeb   Documentos e guias

 

 

 

 

 

──DÚVIDAS──────────────────

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