30/01/19 às 15h13 - Atualizado em 6/10/22 às 18h58

Sai hoje o resultado das inscrições para vagas remanescentes

Ascom/SEEDF

Rede pública de ensino do DF recebe recorde de inscrições e SEEDF vai abrir novas vagas para contemplar todos os estudantes inscritos antes do início do ano letivo

O resultado das inscrições para vagas remanescentes das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal será divulgado no site da Secretaria de Educação (SEEDF) nesta quarta-feira, 30, a partir das 18h. Este ano, foram ofertadas cerca de 11,7 mil vagas remanescentes para novos estudantes. Mas houve um recorde de inscritos, chegando ao total de quase 20 mil novas inscrições, aproximadamente 8,5 mil a mais que o esperado.

Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

Todos serão contemplados. Para alocar os novos alunos que excederam o número de vagas remanescentes, a SEEDF acionou as 14 coordenações regionais de ensino, que desde ontem, 29, estão abrindo novas vagas nas escolas que ainda dispõem de espaço para a abertura de novas turmas. Até o dia 7 de fevereiro, serão abertas vagas para contemplar os 8,5 mil estudantes a mais.

Esta é a primeira vez que a Secretaria tomou conhecimento antecipado do número de estudantes que não conseguiram uma das vagas colocadas à disposição nesta etapa do processo de matrícula. Isso acontece porque o processo foi totalmente informatizado. Até o ano passado, quem não era contemplado tentava conseguir a vaga diretamente nas escolas. Agora, não. Sem conhecimento desses números, a Secretaria não conseguia fazer um planejamento que gerasse conforto aos estudantes, pais e responsáveis, que tentavam uma vaga diretamente nas escolas. Com a informatização, a Secretaria vai realocar estes os estudantes, que só precisam esperar pelo novo resultado, que será divulgado pelo site a partir das 18h do dia 7 de fevereiro. Só então eles vão precisar efetivar a matrícula nas escolas.

Atendimento

Para atender a todos, a SEEDF vai divulgar hoje duas mensagens na visualização do resultado das vagas remanescentes em seu site, uma dirigida àqueles contemplados agora e outra para quem terá que aguardar. Para estes, o resultado sairá no dia 7 de fevereiro.

A primeira mensagem será “CONTEMPLADO” e conterá o nome da escola na qual o estudante atendido a partir de hoje estudará. Esses alunos deverão efetivar a matrícula na escola na qual foram contemplados com uma vaga nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. ATENÇÃO, caso não haja a efetivação no período indicado acima, o estudante perderá a vaga.

Uma segunda mensagem será “EM PROCESSAMENTO – AGUARDAR NOVO RESULTADO NO DIA 7 DE FEVEREIRO”. Os estudantes que receberem essa mensagem deverão aguardar um novo resultado, previsto para ser divulgado no dia 7 de fevereiro, a partir de 18h. Basta aguardar e acessar o site da Secretaria neste dia. As matrículas para esses alunos deverão ser efetivadas no dia 8 e 11 de fevereiro na unidade escolar na qual foram contemplados.

Exatamente 8.512 estudantes serão contemplados no próximo dia 7 de fevereiro. Ceilândia é a regional de ensino que vai abrir mais vagas. São 1.752, 650 delas na Educação Infantil. Embora exista equilíbrio entre as etapas de ensino, a Educação Infantil é a que vai abrir mais vagas: 2.398. Os anos iniciais do Ensino Fundamental 2.218 e os finais, 2.218. No Ensino Médio, apenas 1.360 vagas serão abertas.

Clique e confira: Estudantes que serão contemplados com vagas em 7 de fevereiro