17/02/23 às 20h06 - Atualizado em 17/02/23 às 20h12

Secretaria convocará mais mil Educadores Sociais Voluntários

Ampliação se dá pela necessidade de atender a demanda das escolas

Gizella Rodrigues, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal liberou nesta sexta-feira (17) a convocação de mais mil Educadores Sociais Voluntários para atender aos estudantes da Educação em Tempo Integral, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação Especial, matriculados nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Assim, o número de ESVs em atuação nas escolas públicas do DF chegará a 5,5 mil.

A alteração na quantidade liberada para convocação das Coordenações Regionais de Ensino foi publicada na edição extra no Diário Oficial da União desta sexta (17).

As convocações dos ESV’s selecionados começaram em 07/02 e alguns já estão atuando nas escolas. A distribuição dos ESVs é feita pela Coordenação Regional de Ensino de acordo com as necessidades das unidades escolares.

O aumento na quantidade de voluntários se dá pela necessidade de atender a demanda das escolas até que saia a nomeação dos monitores, em tramitação na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad). Na primeira semana de aulas de 2023, a SEEDF pediu autorização para nomear 1.800 novos monitores.

A presença dos monitores e dos educadores sociais voluntários nas escolas é muito importante para auxiliar alunos e professores no apoio escolar de crianças da educação infantil ou estudantes com algum tipo de deficiência”, afirma a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

O monitor é um analista de gestão educacional, servidor público concursado, que tem suas atribuições descritas na Portaria Conjunta nº28 de 2016. Entre outras atividades, a função desses profissionais é executar, sob orientação de equipe escolar, atividades de estímulo, cuidado e higiene dos alunos com necessidades educacionais especiais.

O Educador Social Voluntário, como o nome já diz, é voluntário e não é um servidor público. Ele é contratado pelas regionais de ensino como um apoio educacional e distribuído pelas escolas de acordo com a necessidade. Os ESVs que serão convocados já foram classificados pela SEEEDF e estão inscritos em um banco de reserva com validade até o final do ano letivo.