29/01/24 às 16h59 - Atualizado em 1/02/24 às 14h21

Secretária de Educação do DF acompanha obras de escolas públicas

40 obras de construção e reforma têm previsão de entrega para o primeiro e segundo semestre de 2024

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, visitou diversas obras espalhadas por todo DF | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Construção, reconstrução, reforma e ampliação de unidades escolares. O Governo do Distrito Federal (GDF) segue investindo para melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede pública da capital. A previsão de entrega das 40 unidades que estão em andamento é para o primeiro e segundo semestre de 2024.

Na última semana, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, visitou acompanhada da servidora e arquiteta Aline Lima, da subsecretaria de Infraestrutura e Apoio Educacional (Siae), as obras em andamento no Riacho Fundo, Jardins Mangueiral e Ceilândia.“Nesse momento, estamos com 40 obras acontecendo no DF e a grande maioria, eu diria que mais de 90%, é obra nova. Essas escolas serão entregues à população em breve e vão beneficiar os estudantes que atualmente encontram-se em unidades de ensino provisórias”, disse Hélvia Paranaguá.

Uma das obras mais aguardadas pela população da Ceilândia é a reforma do Centro de Ensino Médio (CEM) 10, localizado na QNP 30 de Ceilândia. Com a reforma geral da área com mais de três mil metros quadrados a escola atenderá 700 estudantes do Ensino Médio, contando com laboratórios de informática, biologia, física e química, cantina, refeitório, estacionamento e quadra de esportes, além de 16 salas de aulas. A previsão de entrega da unidade está para o 1º semestre de 2024.

A reconstrução da Escola Classe (EC) 59, localizada na QNN 36, Área Especial 02, uma reivindicação antiga dos moradores de Ceilândia, também atenderá a todas as necessidades dos estudantes. O novo ambiente vai comportar 14 salas de aula, auditório, sala de leitura, cozinha industrial e refeitório, laboratórios, estacionamento, parquinho, quadra de esportes coberta com vestiários e área de convivência. As instalações vão beneficiar 420 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Maioria das obras em andamento são novas construções | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

A secretária visitou ainda o novo Centro de Educação Infantil (CEI) na QN 12, Riacho Fundo II; o Centro Educacional e Centro de Ensino Fundamental localizados no Jardins Mangueiral.

Primeira infância

A Secretaria de Educação tem trabalhado intensamente para aumentar o acesso a creches públicas. A previsão é que, até o fim do ano, sejam entregues à população 18 novas unidades em Samambaia, Santa Maria, Planaltina, Estrutural, Recanto das Emas, Guará, Vila Telebrasília, Taguatinga, Mangueiral e Setor Taquari, no Lago Norte.

Durante a visita de inspeção nos Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis) nas unidades da Ceilândia, Jardins Mangueiral e Riacho Fundo I e II, Hélvia ressaltou o aumento da oferta de vagas nas regiões mais carentes.

A creche tem um valor muito importante, principalmente em regiões onde as mães precisam ter um espaço para deixar seus filhos enquanto trabalham. Esses 18 Cepis que serão entregues até o final do ano também vão desafogar muito a rede em relação ao atendimento de quem está na fila esperando por uma vaga”, afirmou.

A previsão para a entrega das obras é para o primeiro e segundo semestre de 2024 | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Hélvia Paranaguá

A secretária destaca ainda que a construção das creches por si só não resolve o problema das filas e por isso a pasta trabalha em outras frentes. “Temos muitas creches privadas pedindo credenciamento. Estamos caminhando em várias frentes para o aluno ser atendido”, destaca.

Ainda em fase de implementação, há a previsão de construção de 20 módulos de salas de aula em escolas existentes e a entrega da construção do Centro de Educação Profissional do Paranoá, com previsão de entrega no 1º semestre de 2024.