1/03/24 às 15h43 - Atualizado em 1/03/24 às 15h56

Secretária de Educação do DF participa de evento de empreendedorismo para mulheres

Hélvia Paranaguá representou a SEEDF e destacou a importância da parceria com o Sebrae-DF para a rede pública de ensino

Por Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

Ao lado de outras autoridades, a secretária Hélvia Paranaguá participou do evento realizado pelo Sebrae-DF | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Em um esforço contínuo para impulsionar o empreendedorismo feminino, a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, representou, nesta sexta-feira (1º), a Pasta da Educação em um evento Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreira, realizado pelo Sebrae-DF com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF). O evento tem como objetivo a construção de uma agenda permanente sobre o tema do empreendedorismo voltado ao público feminino.

O evento contou com representantes dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, além de diversas forças femininas da sociedade civil e da Administração Pública, dentre elas, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e a Comandante Geral da Polícia Militar do DF, Ana Paula Barros.

Hélvia destacou a importância da parceria com o Sebrae-DF para a rede pública de ensino. “A nossa parceria com o Sebrae busca transformar, pela Educação, sonhos em realidade, e também contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa e dinâmica. Ao investir nas jovens mentes empreendedoras da rede pública, acreditamos em um futuro mais inovador e inclusivo no mundo dos negócios“, ressaltou.

A Superintendente do Sebrae-DF e organizadora do evento, Rose Rainha, também agradeceu a parceria feita com a SEEDF. “Existe um trabalho muito grande da Secretaria de Educação, liderado pela professora Hélvia, que se desenvolve com os nossos alunos. No ano passado, passaram pela educação empreendedora mais de 450 mil alunos com essa formação. Além disso, tivemos mais de 500 professores formados em pós-graduação de educação empreendedora“, relembrou.

Na nossa parceria com o Sebrae, nós fizemos a formação de 420 horas para mais de 500 professores. E só com esses professores conseguimos impactar mais de 92 mil, porque o professor aprende durante o curso e ele implementa por meio de gamificação, de plataformas, sempre nessa área, trazendo a tecnologia junto”, concluiu a secretária.

Parceria

A SEEDF e o Sebrae-DF possuem um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações nas escolas públicas até 2025. As ações buscam ofertar o conhecimento do empreendedorismo e a formação técnica. Além disso, o Sebrae-DF também vai auxiliar os estudantes a buscarem diferentes soluções em áreas ambientais, de saúde, educacionais, dando possibilidade de criarem startups, por exemplo.

Para a secretária de Educação, o envolvimento do terceiro setor é fundamental para o crescimento dos alunos. “Esse trabalho vem sendo feito junto às escolas e leva milhares de alunos a pensarem no empreendedorismo, a pensarem em empreender, mudar conceitos, trabalhar a criatividade. Às vezes, o aluno pode ter uma ideia e vender essa ideia, por isso temos um projeto de trabalhar incubadoras e desenvolver startups junto aos estudantes”, detalha.

Eixos

A secretária Hélvia participou do eixo Empreendedorismo e Inovação | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Após a fala de abertura, os participantes puderam interagir em quatro eixos temáticos: Empreendedorismo e Inovação, Saúde da Mulher, Consciência Social e Vulnerabilidade. A representante da Educação participou do eixo Empreendedorismo e Inovação.

Durante o diálogo com os demais membros da mesa, a secretária destacou a “necessidade de trabalhar o empreendedorismo nos ambientes escolares, com políticas públicas voltadas para ensinar as crianças a empreender e também sobre a educação financeira.” “Esses dois projetos já existem na Secretaria de Educação com a parceria que temos com o Sebrae e o tema da Educação Financeira com o Banco Central“, completou.