26/04/23 às 15h32 - Atualizado em 26/04/23 às 19h22

Secretária de Educação recebe medalha da PGDF

Hélvia Paranaguá foi uma das 50 personalidades que receberam honraria

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Secretária Hélvia Paranaguá recebe a Medalha Mérito da PGDF das mãos do procurador João Pedro Avelar Pires | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, recebeu nesta quarta-feira (26) a Medalha Mérito da Procuradoria-Geral do Distrito Federal em uma cerimônia no Palácio do Buriti, com a presença do governador Ibaneis Rocha e da procuradora-geral do DF, Ludmila Lavocat Galvão, além de secretários de governo, entre outras personalidades do mundo jurídico.

É sempre um motivo de alegria fazer a entrega da medalha a autoridades e personalidades que defendem o Distrito Federal nas mais diferentes áreas, seja no Judiciário, seja no Legislativo ou no Executivo, bem como da sociedade civil. A Procuradoria-Geral presta um grande serviço à nossa cidade e essa comenda é um reconhecimento a todas essas pessoas condecoradas”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

Instituída por meio da Resolução nº 14, do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do DF, em 25 de setembro de 2013, a medalha é entregue a servidores e instituições por relevantes e excepcionais serviços prestados, em âmbito nacional ou internacional, àquele órgão, à Advocacia Pública ou à sociedade civil do DF. Ao todo, 50 autoridades do Governo do Distrito Federal, representantes da Câmara Legislativa, ministros de tribunais e secretários de governo receberam a honraria.

Contribuir para a sociedade é uma sensação de dever cumprido, um retorno sobre o que se espera que seja feito por uma secretária, um trabalho que é feito com muito amor. Dedico, inclusive, essa medalha a todos os meus colegas da Secretaria de Educação porque ninguém faz um bom trabalho sozinho. É um trabalho de equipe, um trabalho de amor, dedicação a essa missão. Por isso, é muito gratificante hoje ter nosso trabalho reconhecido”, declarou a secretária.

Hélvia Paranaguá posa com procuradora-geral do DF, Ludmila Lavocat Galvão | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Carreira

Na Secretaria de Educação desde a década de 1990, ela passou por algumas regionais de ensino, escolas e funções administrativas antes de se tornar secretária em julho de 2021.

Tomou posse com a difícil missão de gerenciar a volta às aulas presenciais no Distrito Federal depois do período de quarentena da pandemia da Covid-19.

Agora, um dos focos da secretária é justamente a recuperação das aprendizagens perdidas no período da pandemia. “Nós já prevíamos algumas perdas, internamente já havíamos verificados as perdas que os alunos tiveram, especialmente nos anos iniciais. Como já tínhamos avaliado, já estamos atuando fortemente para que o aluno recupere as aprendizagens“, destacou.