6/12/23 às 15h35 - Atualizado em 6/12/23 às 15h46

Secretaria de Educação trabalha para não haver falta de professores em 2024

Pasta oferta curso para servidores atuarem na supervisão na contratação temporária de professores substitutos

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

Subsecretaria de Gestão de Pessoas já se planeja desde o ano anterior para que as escolas tenham os seus profissionais já no primeiro dia de aula. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) trabalha para ter um ano letivo sem falta de professores na rede pública de ensino em 2024. Nesta quarta-feira (6), a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) ofereceu um curso de formação para cerca de 150 servidores que vão atuar no Programa Carência Zero.

O programa tem o objetivo de supervisionar os procedimentos de pré-modulação, de conferência de carências de professores nas unidades de ensino, de remanejamento de servidores efetivos excedentes e de contratação temporária de professores substitutos, a fim de garantir o início do próximo ano letivo com todas as carências de classe supridas.

O curso conta com a participação de representantes de todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF e os chefes e equipes de unidades regionais de gestão de pessoas. Durante o curso, os servidores ficam a par de todo o cronograma de ações que serão executadas antes do início do ano letivo, bem como as ações que serão desenvolvidas com o começo das aulas em 2024.

Para a subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar, o planejamento é a palavra de ordem do programa. “A Subsecretaria de Gestão de Pessoas já se planeja desde o ano anterior para que as escolas tenham os seus profissionais já no primeiro dia de aula. As ações começam com um procedimento de remanejamento, que acontece no segundo semestre, e depois disso, várias ações subsequentes culminam para que, no primeiro dia de aula, todas as unidades tenham profissionais em sala de aula”, explica.

Nomeações

O início do ano letivo é marcado por muitas expectativas, dessa forma, para garantir um novo ano escolar com segurança, o Governo do Distrito Federal (GDF) deverá nomear, em breve, 776 professores efetivos, 20 orientadores educacionais e 16 gestores em políticas públicas e gestão educacional para reforçar o quadro da Pasta para o próximo ano.

Além disso, a SEEDF contará, ainda, com a nomeação de professores temporários que vão compor o banco do novo processo seletivo simplificado, ocorrido em 26 de novembro.

Atualmente, a rede pública do DF tem 463.046 estudantes, da educação infantil ao ensino médio. Ao todo, são 835 unidades de ensino, que contam com a atuação de 1.706 servidores da carreira Assistência à Educação e 34.618 professores entre efetivos e temporários.