30/06/23 às 9h47 - Atualizado em 4/07/23 às 9h16

Secretaria faz campanha de incentivo à Educação de Jovens e Adultos

Ação mobiliza servidores para divulgar as inscrições da EJA para o 2º semestre letivo de 2023

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Servidores das Regionais de Ensino estão panfletando em locais de grande circulação de pessoas em todas as Regiões Administrativas do DF | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação está realizando uma ação em todo o Distrito Federal para divulgar as inscrições da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o 2º semestre letivo de 2023, cujo prazo se encerra em 9 de julho. Funcionários das escolas ofertantes da EJA, das Coordenações Regionais de Ensino (CREs) e servidores da pasta estão mobilizados na campanha chamada “Dia da EJA”. O foco é aumentar o número de matrículas na modalidade de ensino, dada em 95 escolas em todas as CREs do DF.

A mobilização acontece de duas formas: na internet e presencialmente. Até o dia 5 de julho, as escolas e as CREs vão colocar em suas redes sociais o cartaz de divulgação das inscrições, com a hashtag #volteaestudar. O perfil da Secretaria de Educação, @EducaDF, também participa da campanha. Além disso, cada Regional de Ensino está panfletando em locais de grande circulação de pessoas em todas as Regiões Administrativas.

As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria de Educação ou pela central 156, opção 2.

INSCREVA-SE JÁ!

Nesta quinta-feira (29), os servidores da Diretoria da EJA da Secretaria de Educação do DF se uniram a CRE de Samambaia fizeram panfletagem nas estações do Metrô e no Restaurante Comunitário Rorizão, para mostrar que há vagas para quem quer voltar a estudar em 45 escolas da cidade.

“O Dia da EJA aqui em Samambaia começou cedo, nós estamos nas ruas desde às 6h da manhã. A cada duas horas temos um grupo de servidores em algum lugar conversando com a população e nosso trabalho só acaba às 22h. A meta é viver uma outra realidade de matriculados no semestre”, contou a chefe da Unidade Regional de Educação Básica (Unieb) da região, Michelle Camargo.

O Dia da EJA ocorre desde o dia 22 de junho em locais de grande circulação de pessoas. Os panfletos são entregues nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), terminais rodoviários, estações do metrô, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Hélbio Rodrigues Tavares, 54 anos, voltou a estudar em 2022. “Meu sonho está sendo realizado e idade nunca mais será um problema para estudar” | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Para Marcos Vinicius, 17 anos, o sonho de concluir o Ensino Médio terminou ano passado quando o jovem precisou largar os estudos para trabalhar e ajudar a família em casa. “Eu parei de estudar no primeiro ano para trabalhar, mas hoje penso em voltar, pois sei que, em algum momento. vou precisar do currículo na minha vida profissional”, conta. O estudante atualmente tem uma banca de acessórios na cidade. “A minha loja me dá o sustento atualmente, mas quero poder voltar a estudar”, diz.

Realidade diferente de Hélbio Rodrigues Tavares, 54 anos, que voltou a estudar em 2022 e atualmente está cursando o 4º ano do Ensino Fundamental. “Fiquei mais de 21 anos sem estudar, mas sempre me incomodava com isso porque educação é muito importante na vida da gente. Hoje trabalho de manhã como gari e de noite saio da minha cidade, Recanto das Emas para estudar em Taguatinga”, conta o Hélbio. “Meu sonho está sendo realizado e idade nunca mais será um problema para estudar”, diz.

A EJA

A Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas jovens, adultas e idosas que, por diferentes motivos, não concluíram a educação básica, ou seja, o Ensino Fundamental e Médio, ou nunca tiveram a oportunidade de estudar.

A EJA é organizada em três segmentos. O primeiro corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste segmento, as pessoas iniciarão e consolidarão o processo de alfabetização. O segundo segmento corresponde aos anos finais do Ensino Fundamental. Já o terceiro segmento corresponde ao Ensino Médio. Para se matricular nos primeiro e segundo segmentos, a idade mínima é de 15 anos completos. Para se matricular no terceiro segmento, a idade mínima é de 18 anos completos.

O Dia da EJA acontece em todas as CREs do DF. As próximas datas serão:

3/7/23 – Paranoá, Planaltina e São Sebastião;
4/7/23 – Taguatinga, Santa Maria e Guará;
6/7/23 – Ceilândia;
7/7/23 – Núcleo Bandeirante.