Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/10/22 às 17h15 - Atualizado em 24/10/22 às 19h05

Secretária participa de comemoração do Dia do Professor no Senado

Alunos e professores de escolas do DF participaram da sessão

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal participou da homenagem ao Dia dos Professores realizada no Senado Federal | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

A Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou, na tarde da última sexta-feira (21), de sessão especial no Senado Federal em comemoração ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. A solenidade foi presidida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), no plenário da Casa. O evento teve a participação de alunos e professores das escolas públicas e privadas do DF, além de parlamentares e do ministro da Educação, Victor Godoy.

 

A secretária Hélvia Paranaguá falou sobre a importância da formação do professor do magistério. “É dever da escola participar intensa, afetiva e efetivamente, do cotidiano de formação, bem como exercer os preceitos da atividade educacional, ultrapassando a cena do ensino pedagógico, instrumentalizando o aluno para o exercício indispensável e pleno da cidadania”.

 

A secretária falou ainda sobre os projetos sociais desenvolvidos com alunos da rede pública, que também foram homenageados durante o evento. O Juventude Cidadã e Pedal Social, implementado no Centro Educacional 07 de Taguatinga, promove ações sobre o meio ambiente, visibilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social e atividades de sustentabilidade com o uso da bicicleta.

 

Já o projeto de culinária do Centro de Ensino Fundamental 308 de Santa Maria incentiva a prática empreendedora e transformam o descarte de alimentos em práticas culinárias.

 

A aluna da rede pública Débora Castro Braga participou do evento e ressaltou a importância dos professores | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

 

Representando as escolas públicas, Débora Castro Braga, de 9 anos, aluna da Escola Classe 403 Norte, subiu ao plenário para homenagear os docentes e pedir pela valorização da categoria. “Eles (professores) não medem esforços na construção de uma escola pública de qualidade, são capazes de enxergar nossas individualidades nos ajudando a construir nosso futuro”, disse Débora. “Quero pedir para os senhores que fazem as leis, que reconheçam o valor do professor e lutem por melhores condições no desempenho dessa profissão tão importante”.

 

O ministro Victor Godoy falou sobre a alfabetização e a readequação do ensino por meio do Novo Ensino Médio. “Construímos uma política de alfabetização com ações concretas de formação, para auxiliar os professores nesse processo tão importante que é a base, o pilar fundamental do processo educacional”, destacou.

 

O Ministério da Educação tem trabalhado no apoio às redes estaduais e municipais para a construção do novo ensino médio, com parcerias com as redes ofertantes do ensino técnico e formação dos professores, finaliza o ministro.

 

Governo do Distrito Federal