Live sobre Trilhas de Aprendizagem orienta trabalho na rede pública
Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação do DF oferece mais uma formação para professores voltada para a temática do Novo Ensino Médio (NEM). Uma live sobre Trilhas de Aprendizagem ocorrerá nesta quarta-feira (22), e será transmitida pelo Canal da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) no YouTube. O encontro será em dois horários (com o mesmo conteúdo) para oportunizar que o máximo de docentes acompanhem: às 9h e às 14h.
O objetivo da live é realizar um encontro formativo sobre as Trilhas de Aprendizagem, de forma a orientar o trabalho docente para o ano letivo de 2023 no âmbito do Novo Ensino Médio.
O NEM é composto pelas disciplinas tradicionais da Formação Geral Básica (FGB) e pelos Itinerários Formativos (IFs), que possuem eletivas a partir de áreas do conhecimento escolhidas pelo aluno. No IFs, os estudantes podem escolher em quais matérias vão se matricular. O objetivo é deixar florescer o protagonismo estudantil para que o jovem faça escolhas de acordo com sua decisão de vivências para vida e aspiração profissional. Os IFs incluem três bases: Projeto de Vida, Eletivas Orientadas e Trilhas de Aprendizagem.
As Trilhas de Aprendizagem compõem a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. O estudante pode fazer o aprofundamento em duas ou mais áreas do conhecimento de interesse. A rede pública está ofertando essa possibilidade aos alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio neste ano.
“Essa ação é uma iniciativa importante, pois as Trilhas de Aprendizagem são uma novidade para os professores que atuam na 2ª série do Ensino Médio. Assim, abordaremos na live tanto os conceitos, quanto a prática docente. Além disso, é um momento importante para o esclarecimento de dúvidas“, destaca Hélia Giannetti, diretora do Ensino Médio da SEEDF.