18/03/24 às 16h48 - Atualizado em 19/03/24 às 8h46

Secretaria realiza a 4ª Jornada Pedagógica da Orientação Educacional

Evento teve como foco ações sobre Educação em Direitos Humanos

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Encerramento do evento ocorreu de forma híbrida no auditório do Sebrae-DF | Foto: Sebrae DF/Divulgação.

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos pedagogos orientadores educacionais, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu, entre os dias 13 e 15 de março, a 4ª edição da Jornada Pedagógica da Orientação Educacional. O encerramento do evento ocorreu no auditório do Sebrae-DF na última sexta-feira (18), e teve como foco a discussão de temáticas relacionadas à prática da Educação em Direitos Humanos.

Idealizada pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da SEEDF, a Jornada Pedagógica tem como objetivo discutir os desafios sociais e educacionais atuais. A gerente de Orientação Educacional (GOE), Érika Goulart Araújo, fala sobre a importância do encontro para os pedagogos-orientadores educacionais.

Na 4ª edição da Jornada Pedagógica, trouxemos uma proposta teórico-prática para desenvolver a temática da Educação em Direitos Humanos e sua interface com a práxis da Orientação Educacional. Além das palestras que contribuíram com a formação desses profissionais, eles puderam ainda elaborar coletivamente estratégias de ação direcionadas a todas as etapas e modalidades de ensino, uma vez que a maioria das escolas da rede pública do Distrito Federal conta com este profissional”, explica Érika Goulart.

A gerente enfatiza ainda a relevância da participação dos pedagogos-orientadores educacionais neste momento formativo. “A Jornada busca promover a análise coletiva da realidade, além de incentivar ações institucionais que transformem questões relacionais, socioemocionais e de engajamento no processo de escolarização”, finaliza.

Encerramento

O evento foi realizado de forma híbrida na sexta-feira (18), com a participação presencial dos servidores no auditório do Sebrae-DF e virtualmente, via transmissão pelo Canal da Gerência de Orientação Educacional no YouTube.

A palestra realizada pela policial judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Nair de Lima, sobre “Sínteses: Marcadores Sociais da Diferença”, proporcionou um momento de reflexão teórico-prática, ressaltando a importância da ação coletiva do pedagogo-orientador educacional e a necessidade de formação continuada sobre o tema.

IV Jornada Pedagógica